.
Início do cabeçalho
.

Início do conteúdo

Início do conteúdo

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça promovem nesta quinta (14) e sexta-feira (15), em Goiânia, o I Encontro Nacional de Informatização. O evento, que tem o apoio do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), marcará a apresentação do Sistema de Processo Eletrônico desenvolvido pelo CNJ aos tribunais de justiça.

O sistema, produzido em software livre, poderá ser usado em breve por qualquer órgão do Judiciário, sem nenhum custo, assim que for oficialmente lançado, em data ainda a ser definida. O encontro abre espaço para a criação de um banco de dados de soluções de software para o Judiciário, já que os tribunais também poderão apresentar, nesses dois dias, suas experiências na área de informática.  

Participam do evento, além de representantes dos tribunais e da Procuradoria Geral da República, o conselheiro Douglas Rodrigues, da Comissão de Informática do CNJ, e o presidente do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, desembargador José Fernandes Filho. O CNJ também apresentará aos tribunais outros projetos que desenvolve, como o recurso eletrônico e o banco nacional da população carcerária.

O Conselho mostrará detalhadamente o funcionamento do processo eletrônico, as regras e as peculiaridades de seu sistema para os técnicos dos tribunais. Desenvolvido pelo CNJ, o sistema de processo virtual prevê a tramitação digital dos processos judiciais, dispensando o uso de papel. A mudança permite que o Judiciário ganhe maior celeridade, mais facilidade de acesso e economia, entre outras vantagens.

No final do encontro, o CNJ entregará os códigos-fontes para que os tribunais possam fazer as adaptações que considerarem necessárias aos sistemas que utilizam atualmente. Os tribunais, por sua vez, também poderão apresentar suas soluções em Tecnologia da Informação. Os interessados em divulgar suas iniciativas devem seguir algumas orientações, como ter o código-fonte aberto e permitir, sem custos diretos, a utilização de cópia do software por outros tribunais.

Confira abaixo a programação do Encontro:

 

14/09

8h - Abertura do Encontro pelo presidente da Comissão Nacional de Informatização do Colégio de Presidentes, desembargador Jamil Pereira de Macedo, e pelo conselheiro Douglas Rodrigues, do Conselho Nacional de Justiça

8h30 às 12h - Exposição dos Sistemas dos Tribunais Estaduais

14 às 18h - Exposição do Processo Virtual do Conselho Nacional de Justiça

15/09

8h às 12h - Exposição do Processo Virtual do Conselho Nacional de Justiça e outros projetos do CNJ

14 às 16h - Conclusões finais dos trabalhos e diretrizes futuras. 

Serviço:

O que: I Encontro Nacional de Informatização

Quando: 14 e 15 de setembro

Onde: Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Av. Assis Chateaubriand, 195, Setor Oeste - Goiânia)