.
Início do cabeçalho
.

Início do conteúdo

Início do conteúdo
Workshop sobre Inteligência Artificial  PJe. FOTO: Luiz Silveira/Agência CNJ
Workshop sobre Inteligência Artificial PJe. FOTO: Luiz Silveira/Agência CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou na quarta-feira (3/7) em sua sede, em Brasília, a quinta edição do Workshop Desenvolvimento Colaborativo de Modelos de Inteligência Artificial.

O curso apresenta a plataforma Sinapses a magistrados e servidores do Poder Judiciário e busca incentivar, entre os órgãos da Justiça, a descentralização das iniciativas de automação de rotinas e o compartilhamento dos avanços por meio do Laboratório de Inovação para o Processo Judicial em meio Eletrônico (Inova PJe).

A plataforma Sinapses é uma ferramenta tecnológica que permite o desenvolvimento de inteligência artificial aplicável às rotinas do Poder Judiciário. Desde a extração de dados ao treinamento e aplicação dos modelos de IA, o Sinapses torna disponível serviços que otimizam a realização de tarefas repetitivas (automação), predições, agilização do andamento processual, além de conferir maior segurança. 

A primeira edição do treinamento ocorreu em maio de 2019 e permitiu a troca de experiências e a identificação de vários projetos de automatização de rotinas entre as atividades do Poder Judiciário. Entre os exemplos constam a triagem de massa (classificação dos processos conforme o assunto e o teor), a classificação do movimento do magistrado por meio da Tabela Processual Unificada (TPU) e, também, a indicação de uma data provável para o julgamento de processos.

Após a realização da quinta edição do Workshop Desenvolvimento Colaborativo de Modelos de Inteligência Artificial serão realizados mais dois treinamentos em julho nos dias 17 (inscrições encerradas) e 31 (inscrições abertas). A penúltima e a última edição do curso serão realizadas em agosto nos dias 14 e 28. As inscrições podem ser realizadas aqui.

Luciana Otoni
Agência CNJ de Notícias


Tópicos: tecnologia da informação,Inteligência artificial ,Processo Judicial Eletrônico (PJe)