Identificação biométrica é realidade em 12 municípios catarinenses

Compartilhe

O cadastramento biométrico de eleitores já está acontecendo em 12 municípios de Santa Catarina e, a partir de janeiro de 2014, também deverá ser implantado em Águas Mornas, Rancho Queimado, São Bonifácio, Paulo Lopes e Governador Celso Ramos, todos localizados na Grande Florianópolis.

Atualmente, toda vez que um eleitor se dirige a um cartório eleitoral de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista, Major Gercino, Nova Trento, São Pedro de Alcântara, Anitápolis e Angelina para efetuar qualquer procedimento com título, como inscrição, transferência, cancelamento ou regularização de situação, ele é cadastrado pelo novo sistema.

Enquanto em São Pedro de Alcântara, Anitápolis, Angelina e Antonio Carlos o comparecimento é obrigatório até 15 de dezembro próximo – sob pena de cancelamento do título, em decorrência de revisão eleitoral determinada pela Justiça Eleitoral –, nos demais municípios a presença de eleitores é facultativa.

Sem riscos

A biometria oferece um novo mecanismo de segurança às eleições, já que a nova identificação do eleitor com o reconhecimento de sua impressão digital excluirá totalmente a possibilidade de uma pessoa votar por outra, afastando qualquer risco de fraude no procedimento de votação. Com a retomada do processo de cadastramento biométrico, a Justiça Eleitoral catarinense pretende gradativamente ampliá-lo para todos os municípios de Santa Catarina.

No início dessa semana, segundo dados apurados pela Seção de Cadastro de Eleitores do TRE-SC, cerca de 15 mil eleitores já estavam identificados biometricamente em todo o estado.

Conforme previsões da Justiça Eleitoral, nos municípios nos quais ocorre a biometria e naqueles em que ela deve ocorrer no ano que vem, a identificação pelo novo sistema deverá atingir 80 mil eleitores nas eleições de 2014. Já para as eleições de 2016, com a ampliação do serviço para demais cidades do estado, espera-se um contingente bem mais expressivo de eleitores catarinenses cadastrados.

A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que, nas Eleições 2014, mais de 22 milhões de eleitores deverão estar identificados pelas digitais no Brasil e, até o final de 2018, prevê-se que a implantação da biometria deverá estar concluída em todos os estados brasileiros.

Fonte: TRE-SC