Portal amigável: novo site do CNJ entra no ar dia 30

Você está visualizando atualmente Portal amigável: novo site do CNJ entra no ar dia 30
Compartilhe
297ª Sessão Ordinária. FOTO: Luiz Silveira/Agência CNJ

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, anunciou na 297ª Sessão Ordinária do órgão, nesta terça-feira (24/9), o lançamento do novo Portal do CNJ na rede mundial de computadores. Desenvolvido por especialistas em tecnologia e comunicação do Conselho, sob a coordenação da Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Planejamento Estratégico (SEP), o Portal estará na internet dentro de três dias.

“O novo Portal dá maior concretude ao direito de acesso à informação e ao princípio da publicidade previstos na Constituição Federal, além de atender aos preceitos da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011), disciplinada pela Resolução nº 215/2015 do CNJ”, afirmou Dias Toffoli. O ministro reforçou a importância do Portal ao oferecer transparência, acessibilidade, integralidade e integridade das informações referentes à gestão administrativa e financeira da coisa pública.

“Em uma sociedade cada vez mais interligada, em que os espaços públicos são ampliados e permitem uma aproximação cada vez maior entre o Poder Público e o cidadão, o novo Portal se caracteriza como importante instrumento de transparência, publicidade e accountability, parâmetros que norteiam as políticas públicas elaboradas pelo CNJ enquanto órgão central de planejamento e controle do Poder Judiciário”, disse o ministro.

Clareza, facilidade e dinamismo

O secretário de Comunicação do CNJ, Rodrigo Farhat, apresentou o novo site aos conselheiros e autoridades presentes à sessão ordinária e as mudanças visuais e de linguagem que deverão facilitar a compreensão de informações técnicas e jurídicas do órgão. A nova plataforma escolhida é gratuita, está presente em 30% da Internet, e sua interface é mais simples e intuitiva. O coordenador de Gestão de Sistemas Corporativos, Thiago de Andrade Vieira, explicou os motivos pelos quais o Departamento de Tecnologia da Informação do CNJ decidiu pela tecnologia de CMS WordPress e ressaltou que a ferramenta permite atualização do design, melhora da organização das informações, maior transparência e eficiência para o público em geral.

O novo Portal entrará no ar de sexta-feira para sábado (28/9), para possibilitar ajustes técnicos sem prejudicar o andamento dos trabalhos do Conselho. Os usuários terão ainda mais facilidade para acessar os serviços pelo tablet e pelo celular e poderão contar ainda com versões do site em inglês e em espanhol.

Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias