Durante todo o mês de outubro, o site institucional e as redes sociais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estarão cor de rosa para lembrar às mulheres a importância das medidas preventivas no combate ao câncer de mama, o segundo tipo mais frequente no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A campanha Outubro Rosa tingiu o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) e de vários tribunais brasileiros, que abraçaram a campanha também com outras ações voltadas às servidoras. Na página do Facebook do CNJ, a primeira publicação diz respeito ao diagnóstico precoce, a forma mais eficaz de combate à doença.
Estão participando do Outubro Rosa os tribunais estaduais da Paraíba (TJPB), Paraná (TJPR), Amazonas (TJAM), Rio de Janeiro (TJRJ), Distrito Federal (TJDFT), além do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Porto Alegre), do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, no Espírito Santo, e do TRT da 2ª Região, em São Paulo, entre outros. As iniciativas buscam a diminuição das taxas de mortalidade do câncer de mama e fazem um alerta sobre a importância do tratamento rápido e adequado da doença.
Essa é a 7ª edição do Outubro Rosa, uma campanha nacional cuja intenção é despertar a consciência da mulher para que ela esteja “alerta com as mudanças e alterações em seu corpo, sobretudo nos seus seios”, explicou a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), durante o lançamento do evento, em Brasília.
Obesidade, ingestão de álcool, menstruação precoce e histórico familiar são alguns dos fatores que podem predispor à doença. No entanto, se detectada precocemente, o câncer de mama tem grandes chances de cura ou tratamento. As formas mais eficazes de detecção precoce são o exame clínico das mamas (que deve ser realizado uma vez por ano, após os 40 anos de idade) e a mamografia (que deve ser feita a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica).
Em 2013, a estimativa para o Brasil foi de 52.680 casos novos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, logo depois dos tumores de pele (não melanoma).
A campanha Outubro Rosa é um movimento popular internacional que começou nos Estados Unidos, em 2008. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades nessa luta.
Em Brasília, a campanha também atingiu prédios e monumentos públicos como o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Palácio do Itamaraty, o Memorial JK, a Catedral de Brasília, a Biblioteca Nacional e a Câmara Legislativa, entre outros.
Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias