Dinheiro não traz felicidade, mas traz tranquilidade. Se você faz parte do 1% da humanidade que não precisa se preocupar com dinheiro, considere-se um felizardo. No entanto, se você pertence aos outros 99% e gostaria de economizar um pouco mais, essas dicas podem ser úteis:
Não abra e-mails de ofertas. Não pegue catálogos em lojas.
Em vez de comprar usando cartões ou cheques, use mais dinheiro vivo. Parece que, quando usamos dinheiro, sentimos mais a dorzinha no bolso na hora de comprar e isso nos acende uma luz para economizar mais.
Em vez de dizer que gostaria de guardar R$100 todo mês na poupança, transfira R$25 por semana. É mais fácil e você não sente tanto.
Compre menos. Pare de comprar coisas durante algum tempo.
Empreste mais as coisas. Você não precisa comprar uma furadeira se alguém puder emprestá-la.
Pense em outras formas de renda que você poderia ter, talvez com um hobbie.
Leia sobre investimentos e veja se são uma boa opção para você, porque podem ser.
Baixe algum aplicativo para registrar seus gastos no celular.
Leve comida de casa para o trabalho.
Procure resolver mais coisas em casa sozinho(a) do que contratando o serviço, de instalar chuveiro novo a pintar a casa.
Pague suas dívidas no início do mês e antes de gastar com qualquer outra coisa.
Cuide mais da sua saúde se alimentando bem, fazendo exercícios regulares e indo com frequência aos médicos fazer check-ups. Se você se cuidar, gastará menos com remédios e tratamentos.
Saia menos. Mesmo os programas gratuitos demandam alguns gastos (transporte, alimentação etc., especialmente com crianças). Sempre que puder fazer um programa caseiro, faça.
Ensine seus filhos sobre economia doméstica e sobre o valor do dinheiro. Explique porque um coleguinha tem um brinquedo que ele não tem, ou uma mochila mais cara.
Doe o que não usa mais para saber de verdade o que tem. Sabendo, você usará mais o que já tem em vez de ter vontade de comprar coisas novas.
São pequenas dicas que podem fazer diferença no seu bolso diariamente. E você, tem alguma dica para economizar dinheiro?
Fonte: vidaorganizada.com, com adaptações
