Os significados da Páscoa

A Páscoa é uma das comemorações mais importantes do calendário cristão. Esta data tornou-se tão comercial, que muitos a lembram apenas pelos chocolates e se esquecem do seu verdadeiro significado.

As origens do termo  

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

(mais…)

0 Comentários

Confira dez dicas de etiqueta para o ambiente profissional

Não basta saber se vestir, etiqueta no ambinete de trabalho envolve evitar atrasos, ser organizado, não misturar a vida pessoal com a profissional e sabe ouvir os colegas. “Um bom profissional não é só aquele tecnicamente inteligente, é preciso saber se relacionar com as outras pessoas, criar um bom ambiente corporativo. Ninguém trabalha sozinho”, afirma Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting. Veja a seguir dez dicas de etiqueta para aplicar no ambiente de trabalho:

(mais…)

0 Comentários

Última chance para participar de treinamento sobre liderança

Encerra-se hoje prazo para participar do treinamento “Comunicação e Autoestima, Relacionamento Interpessoal e Liderança”. O curso faz parte do Programa de Desenvolvimento de Líderes e será realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceira com a Fundação Dom Cabral. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail educacao@cnj.jus.br até às 18h desta quinta-feira (21/3). 

(mais…)

0 Comentários

O último número – Augusto dos Anjos

Hoje o poeta escolhido foi Augusto dos Anjos. Conhecido como um dos poetas críticos do seu tempo, sua obra chocou muitos, mas, com o tempo, Augusto dos Anjos tornou-se um dos poetas mais lidos do País, sobrevivendo às mutações da cultura e a seus diversos modismos como um fenômeno incomum de aceitação popular. O poema O Úlitmo Número foi escolhido por Rosfran, do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).

Amanhã é o último dia do nosso sarau! Quem quiser participar, basta enviar o seu poema preferido para comunicacao@cnj.jus.br! (mais…)

0 Comentários

Hora do Planeta: apagar as luzes é só o começo!

Pelo quinto ano consecutivo, o World Wildlife Fund (WWF)  promove o movimento global Hora do Planeta. No dia 23 de março de 2013, das 20h30 às 21h30, milhões de pessoas ao redor do mundo vão apagar as luzes em um ato simbólico contra o aquecimento global e os problemas ambientais que a humanidade enfrenta.

(mais…)

0 Comentários

O guardador de rebanhos – Fernando Pessoa

E para abrir o sarau virtual, teremos o poema VIII (Num Meio-Dia de fim de Primavera) da obra O Guardador de Rebanhos, escrita pelo heterônimo de Fernando Pessoa,  Alberto Caeiro. Em O Guardador de Rebanhos, o escritor trata das coisas naturais, do espontâneo, fazendo uso de comparações metafóricas. Para Pessoa, a poesia tem essas características, o poema verdadeiro, segundo ele, é justamente este, que passa naturalidade, espontaneidade, simplesmente surge, é algo inexplicável, pois é sentido e não pensado. Quanto ao uso do heterônimo, Fernando Pessoa dizia que se havia parte da obra dele com cunho de sinceridade, essa parte era a obra de Alberto Caeiro.

Os versos apresentados a seguir foram escolhidos pelo nosso colega Rosfran Lins Borges, do Departamento de Tecnologia da Informação. 

(mais…)

0 Comentários