Servidor explica técnicas de defesa pessoal do Aikidô

Em uma tradução livre, podemos dizer que Aikidô significa “caminho da harmonização das energias”, conta Pedro Godoy, da Coordenadoria de Autuação, Protocolo e Digitalização. Ele afirma que a luta é uma defesa pessoal que não permite competições e se mantém dessa forma até a atualidade. O Aikidô é uma arte marcial japonesa, relativamente moderna, desenvolvida por Morihei Ueshiba, em meados da década de 1940. “O termo Aikidô é composto por três caracteres kanji: Ai: harmonia; Ki: energia; Do: caminho.

Alongamento e aquecimento para evitar lesões fazem parte do treino de Aikidô, que, geralmente, é realizado em duplas que se alternam no decorrer das aulas. De acordo com Pedro, os movimentos da luta incluem “imobilizações com torção nas articulações e projeções, mas tudo realizado de maneira colaborativa e não competitiva”. Também utiliza-se bastão de madeira, de aproximadamente 1 metro de altura. “O bastão é chamado de ‘Jo’ e a espada de madeira é chamada de ‘Boken’”, afirma o servidor.

Praticante de artes maciais desde os 15 anos, Pedro conta que começou a lutar Aikidô como faixa branca, primeira graduação, em julho de 1999. Em 2009, depois de algumas avaliações de graduação, ele afirma ter atingido a faixa preta. Sobre o tempo necessário para atingir a última faixa, ele afirma que não há um prazo certo pra isso, “na verdade vai depender muito do desempenho do praticante. Hoje (29/7/2015), comemoro 16 anos de Aikidô. Obtenho, atualmente, o 2º Dan, a segunda graduação depois da preta”.

(mais…)

0 Comentários

Campanha do Ministério da Saúde alerta para Hepatites

As hepatites são doenças que causam inflamação no fígado, podendo provocar danos mais graves, como cirrose e câncer. Existem vários tipos de hepatites, que são classificadas por letras do alfabeto: hepatite A, B, C, D e E. Podem ser causadas por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. (mais…)

0 Comentários

Semana de treinamentos sobre o SEI tem início no CNJ

Servidores e colaboradores iniciam treinamento sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Foto: Gilmar Ferreira/Agência CNJ.

Um sistema virtual de tramitação de documentos administrativos mais ágil e seguro. Essa é a proposta da nova ferramenta que começa a funcionar a partir do dia 3 de agosto: o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que irá substituir o atual SIGA-DOC. Durante esta semana, servidores e colaboradores, indicados como “Agentes SEI” por suas unidades, participarão de turmas sobre o novo sistema. Eles atuarão como multiplicadores dentro das suas áreas.

(mais…)

0 Comentários

Funpresp-Jud realizará Capacitação para Representantes

Mais de 240 servidores que atuam na área de gestão de pessoas, oriundos de cerca de 67 patrocinadores, participaram dos encontros regionais realizados em Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Salvador e Belém, no período de 15 a 29 de junho. Os eventos foram um ponto de partida para a Capacitação de Representantes Funpresp-Jud.

(mais…)

0 Comentários

Conheça mais novidades sobre o Banco de Talentos do CNJ

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), reformulou o Banco de Talentos do CNJ e, sempre que possível, nos surpreende com novas funcionalidades. Dessa vez, o Banco de Talentos e Interesses apresenta os campos “formação acadêmica” e “habilidades”, para que os servidores preencham e compartilhem suas aptidões.

(mais…)

0 Comentários

Colega compartilha rotina de fora do trabalho

Dizem que o Brasil é o país do futebol. Aonde quer que se vá, sempre haverá um espaço para traves, uma bola e ao menos dois times para jogar uma “pelada”. Cesar Augusto Maia Arevalo, da Secretaria de Comunicação Social, é aluno desde 2011 da Escola de Goleiros Sociedade do Gol e compartilha com a gente como aprimorou suas técnicas de goleiro e suas experiências.  (mais…)

0 Comentários