Veja como funciona o processo de seleção de artigos.
Aqui no Conselho Nacional de Justiça 10 servidores já participaram como coautores de artigos que estão presentes em edições anteriores da Revista CNJ, publicação oficial do Conselho organizada pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias. E as inscrições para especialistas, pesquisadores e membros da comunidade acadêmica para participar da seleção de artigos para a próxima edição da Revista Eletrônica estão abertas. Será a quarta edição da publicação, alusiva aos 15 anos do CNJ, e terá como temática o CNJ e o Futuro do Judiciário. Os artigos inéditos deverão ser entregues até o dia 10 de abril.
Coordenada pela Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica (SEP), e organizada pelo DPJ, o periódico volta seus olhos para o futuro do órgão. Um dos critérios é que não será aceito mais de um artigo por pesquisador, outro é que os artigos podem ter autoria compartilhada com até três autores, desde que um deles possua mestrado, doutorado ou pós-doutorado. A seleção não envolve qualquer remuneração pela avaliação e publicação dos artigos na Revista CNJ. Clique aqui para acessar a Revista, para fazer o cadastro e submeter o artigo, eletronicamente, no sistema.
Processo de análise
Após verificar a adequação do texto às normas de publicação, o trabalho será submetido à análise prévia da coordenação, para observância quanto à adequação à linha editorial da Revista CNJ. Após essa avaliação, o artigo será remetido à análise técnica de dois pareceristas anônimos, com doutorado na área, indicados pelo Conselho Editorial da publicação. Todos os elementos que permitam a identificação de seu autor serão suprimidos, seguindo sistema do double blind peer review (formato duplo-cega), que não permite a distinção entre os autores.
O texto – obrigatoriamente em português – deverá seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores.
Edições anteriores
O primeiro volume da revista, lançada em 2015, reuniu análises sobre os principais temas relacionados à atuação do CNJ. O segundo volume, lançado em 2017/2018, reuniu conteúdos produzidos por profissionais do CNJ sobre diversos temas, como a Interoperabilidade e a Violência Institucional no Sistema Prisional; os desafios do Sistema de Julgamento Concentrado de Demandas Repetitivas e as Condenações e Absolvições do Tribunal do Júri. O terceiro volume da Revista CNJ abordou a temática da Eficiência, Transparência e Responsabilidade no Poder Judiciário.
É possível acessar as edições da Revista Eletrônica do CNJ aqui.
Agência CNJ de Notícias, com adaptações.
