6 de abril, Dia Internacional da Atividade Física

  • Post category:Notícias
You are currently viewing 6 de abril, Dia Internacional da Atividade Física

Nesta quarta-feira, 6 de abril, comemora-se o Dia Internacional da Atividade Física. Como estamos a ponto de começar o Desafio CNJ Saudável, conversamos com o colega Raphael Mafra. Ele é técnico judiciário no Conselho, formado em educação física e, junto com Priscila Leite, ambos da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), serão responsáveis pelas três baterias de medições do Desafio. Nesta entrevista, o colaborador dá dicas importantes para o início de uma vida mais saudável. Confira:

raphael seben

 Rapahel Mafra, técnico judiciário do CNJ lotado na Seção de Benefícios (SEBEN). Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ de Notícias

Qual a importância do acompanhamento médico durante a prática de atividades físicas?
Um equipe multidisciplinar deve ser composta para o acompanhamento: cardiologistas, nutricionistas, endocrinologistas, ortopedistas, fisioterapeutas e professores de educação física são recomendáveis. Assim, o praticante de exercícios físicos terá o acompanhamento de cada profissional em sua respectiva área de conhecimento.

Existem testes ou exames básicos que devem ser feitos antes do início de novas práticas saudáveis?
O início, ou reinício, de programas de exercícios físicos deve ser precedido de check-up conduzido por profissionais da medicina, como cardiologistas, por exemplo. Dentre os exames, sugere-se a realização de testes de esforço para verificação das intensidades de exercício físico que cada indivíduo suporta em relação à sua condição de inatividade.

Quais os principais cuidados que as pessoas devem ter ao iniciar a prática de um esporte, uma reeducação alimentar…?
O ponto a ser destacado é a segurança. Seja na prática de exercícios físicos ou quanto aos aspectos nutricionais, as condutas devem ser pautadas levando-se em consideração a saúde do praticante.

Você recomenda a visita a um especialista médico de quanto em quanto tempo? Isso varia de pessoa para pessoa?
Depende. Em geral, o check-up anual aparenta ser suficiente. Entretanto, cada pessoa possui particularidades que precisam ser consideradas.

Quais as melhores atividades físicas para iniciantes?
Não existe a atividade física ruim, mas existe a atividade física mal feita. Assim, todo exercício físico pode ser realizado por iniciantes, desde que bem orientado por profissionais habilitados.

Fique atento às dicas e participe, com segurança, do Desafio CNJ Saudável!

 

Jônathas Seixas

Comunicação Interna