Representantes de algumas áreas apresentam o funcionamento do Conselho.
Na tarde da sexta-feira (28/9) o Conselho Nacional de Justiça abriu suas portas para receber seis estudantes que vieram da Colômbia, Congo, Suíça e Costa do Marfim. A vista faz parte do Programa Teixeira de Freitas, que promove visitas periódicas de estudantes de graduação, mestrado e doutorado de direito ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao CNJ.
Os servidores Karina Murta, Ana Teresa Costa, Marta Azevedo e Igor Stemler apresentaram a Secretaria-Geral, o DMF, a Secretaria Processual e o DPJ aos estudantes que, ao final de cada apresentação, faziam perguntas e eram esclarecidos sobre as áreas de atuação do Conselho.
Fotos: Gil Ferreira/Agência CNJ
O estudante de mestrado Juan Cifuentes, da Universidad de Ibagué na Colômbia disse que “[…] foi ótimo porque estou fazendo um estudo de comparação no meu mestrado com o STF, e são muitas as instituições no Brasil. Lá na Colômbia é muito diferente, e acho que foi muito útil e especialmente eu achei muito interessante e valioso o tema das prisões (apresentado pelo DMF). Aprendi muito e foi bem enriquecedor”. O estudante suíço, Patrick Noordoven que estuda temas relacionados à adoção também avaliou positivamente as apresentações, especialmente a do DPJ quando mostrou as pesquisas da área de adoção: “vai ajudar muito em minha pesquisa que relaciona a realidade brasileira com os tratados internacionais sobre adoção”.
A visita foi conduzida pelo cerimonial do CNJ e contou também com a presença de duas servidoras da assessoria internacional do STF.
Jônathas Seixas – 5474
Seção de Comunicação Institucional
