DTI inicia oficinas de Project Canvas para desenvolvimento colaborativo de projetos

  • Post category:Notícias
You are currently viewing DTI inicia oficinas de Project Canvas para desenvolvimento colaborativo de projetos

Encontros ocorrem na sala 313 do Bloco B.

Desde ontem (19/11) e até o dia 26/11, o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do CNJ (DTI) realiza ciclos de oficinas de gerenciamento de projetos aplicando-se a prática conhecida como Project Canvas, voltada à elaboração, ao desenvolvimento e ao acompanhamento colaborativo dos projetos e das ações de tecnologia da informação.

A prática sugere o trabalho colaborativo, na qual os principais interessados em um determinado projeto se reúnem para estabelecer, em conjunto, aspectos fundamentais do projeto tais como os objetivos, as justificativas, os cronogramas, as metas a serem alcançadas, as equipes envolvidas, os papéis e as responsabilidades de cada um, dentre outros. A metodologia de trabalho é realizada por meio de oficinas presenciais de forma interativa, dinâmica e participativa, contando com os trabalhos de moderação e de condução por parte de especialistas em gerenciamento de projetos do próprio DTI.

Fotos: Luiz Silveira/Agência CNJ

As abordagens adotadas são baseadas nos conceitos e nas propostas preconizadas pelos chamados Métodos Ágeis, que propiciam maior participação das áreas clientes em todas as fases do projeto de forma conjunta com as equipes técnicas, com os gerentes de projeto e com outros atores interessados. Dentre os principais benefícios atingidos destacam-se a maior aproximação entre as áreas clientes e as áreas técnicas, a melhor compreensão das necessidades e expectativas das áreas clientes, a redução das necessidades de retrabalho, de ajustes e de correções, dentre outros benefícios.

Além de conferir maior agilidade na execução dos projetos de tecnologia no âmbito do CNJ, as novas práticas modificam os paradigmas tradicionais divididos entre “áreas demandantes” e “áreas executoras”. Com efeito, todos os interessados passam a integrar a equipe do projeto e a atuar em todas as suas fases. Dessa forma, os resultados vão sendo aferidos gradualmente e em curto espaço de tempo, sob o acompanhamento das áreas clientes de forma participativa e interativa, propiciando maximização de resultado e maior atingimento dos objetivos do projeto.

As primeiras oficinas serão voltadas a ações e projetos estruturantes internos ao DTI. Outras oficinas estão previstas para contemplarem outros projetos e ações de tecnologia da informação também de outras áreas do CNJ.

Para mais informações o servidor Flávio Costa está à disposição no ramal 5492.

 

DTI/SECIN