Acesse os documentos e fique por dentro das novidades.
Na última semana a Diretoria-Geral do Conselho Nacional de Justiça concluiu a elaboração do Manual e da Cartilha de Gestão de Riscos. A gestão de riscos em nível institucional objetiva identificar prioridades, aumentar a capacidade da organização para lidar com incertezas, estimular a transparência e contribuir para o uso eficiente, eficaz e efetivo de recursos.
Nesse sentido, a Diretoria-Geral vem conduzindo, desde 2016, no âmbito do processo de planejamento estratégico do CNJ, iniciativas visando à construção da gestão de riscos em seus processos de trabalho, de modo que o Manual e a Cartilha são o resultado do amadurecimento do tema no âmbito da organização.
As publicações têm por finalidade consolidar a experiência do CNJ no processo de gestão de riscos, a fim de subsidiar uma constante e regular aplicação da análise de riscos pelas unidades demandantes e gestores de contratos. Assim, a Cartilha e o Manual favorecem a padronização das análises de riscos no âmbito da Diretoria-Geral, sendo também um referencial para o trabalho de todas as unidades do CNJ.
Com vistas a auxiliar os gestores, foi publicada, juntamente com os documentos supracitados, uma tabela editável para elaboração da análise de riscos.
Vale ressaltar que gerir riscos consiste em mitigar os processos falhos e os erros que possam ocorrer no âmbito do CNJ para que a missão do órgão seja cumprida de forma cada vez mais completa e alinhada aos seus objetivos estratégicos.
Acesse a Cartilha de Gestão de Riscos e o Manual de Gestão de Riscos disponíveis aqui e no menu “Meu Espaço” da Intranet.
DG/SECIN
