Iniciamos mais um ano judiciário. Tanto para quem regressa de férias agora quanto para quem permaneceu trabalhando em janeiro, vale fazer uma autoavaliação:
– Como foi minha alimentação durante as festas de fim de ano e férias?
– Como está meu peso agora, em comparação ao ano passado?
– Consegui, durante o recesso, diminuir o stress e a tensão que se acumularam ao longo do ano que passou?
– Como estão minhas promessas de Ano Novo? Já estou fazendo atividade física e dieta?
Se entre suas respostas você incluir excessos alimentares e de bebidas alcoólicas durante as festas e férias, aumento de peso, pouca ou nenhuma diferença nos níveis de stress e tensão, e se você ainda não começou um programa de reeducação alimentar e atividade física, fique atento! Você pode estar correndo um sério risco de desenvolver hipertensão arterial.
Muitas pessoas argumentam que não tem nenhum sintoma. Mas a hipertensão é um mal silencioso, e ataca o organismo sem que seu portador perceba sintoma algum.
Vamos entender a Hipertensão Arterial?
![]() |
O coração funciona como uma bomba: cada batimento cardíaco impulsiona o sangue para todo o corpo – em média 60 a 80 batimentos bombeando cerca de cinco litros de sangue a cada minuto. A força que o coração faz contra as artérias para bombear o sangue é chamada de Pressão Arterial, que é medida em dois momentos: quando o coração apresenta sua contração máxima (pressão sistólica ou máxima) e quando o coração está relaxado (pressão diastólica ou mínima). A pressão arterial considerada “normal” para o adulto é de até 120/80 mmHg (ou seja, 120 para a sistólica e 80 para a diastólica, popularmente conhecida como “doze por oito”). |
Hipertensão Arterial ocorre quando os níveis de pressão arterial permanecem elevados de forma sustentada. O aumento da pressão arterial provoca lesões em órgãos do corpo (coração, cérebro, rins e vasos sanguíneos) e alterações no metabolismo, aumentando o risco de infarto e derrame.
Uma pessoa pode ser considerada hipertensa quando sua pressão se apresentar maior que 140/90 mmHg. Essa medida deve ser efetuada por um profissional qualificado, de forma correta, em aparelho calibrado, em número de vezes especificado na literatura médica para cada caso. Recomenda-se a utilização de equipamento semiautomático validado (a utilização de equipamento de punho ou dedo ainda não foi validada para o diagnóstico de hipertensão).
As pessoas com maior risco de se tornarem hipertensas são aquelas com excesso de peso, que não têm uma alimentação saudável, ingerem muito sal, não fazem exercícios físicos, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticos ou possuem familiares hipertensos. O risco aumenta com a idade. Após 55 anos, mesmo as pessoas com pressão arterial normal têm 90% de chances de desenvolver hipertensão.
Então, que tal incluir na sua lista de Ano Novo hábitos de vida mais saudáveis, e começar a praticá-los desde hoje? A equipe de Enfermagem do STF está à sua disposição para orientações sobre como evitar e combater a Hipertensão Arterial.
Fonte: Supremo em Dia
