Golpes na Internet: Proteja suas informações

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Golpes na Internet: Proteja suas informações

Furto de identidade, Fraude de antecipação de recursos e Phishing

Furto de identidade 

O furto de identidade é o ato pelo qual uma pessoa tenta se passar por outra, atribuindo-se uma falsa identidade, com o objetivo de obter vantagens indevidas. No seu dia a dia, sua identidade pode ser furtada, caso, por exemplo, alguém abra uma empresa ou uma conta bancária usando seu nome e seus documentos. Na Internet, isso também pode ocorrer, caso alguém crie um perfil em seu nome em uma rede social, acesse sua conta de e-mail e envie mensagens se passando por você ou falsifique os campos de e-mail, fazendo parecer que ele foi enviado por você. 

Você pega pelas consequências 

Caso a sua identidade seja furtada, você poderá arcar com consequências como perdas financeiras, perda de reputação e falta de crédito. Além disso, pode levar muito tempo e ser bastante desgastante até que você consiga reverter todos os problemas causados pelo impostor. 

Prevenção 

A melhor forma de impedir que sua identidade seja furtada é evitar que o impostor tenha acesso aos seus dados e às suas contas de usuário. É necessário também que você fique atento a alguns indícios que podem demonstrar que sua identidade está sendo indevidamente usada por golpistas, como, por exemplo: 

  • você começa a ter problemas com órgãos de proteção de crédito; 
  • você recebe o retorno de e-mails que não foram enviados por você; 
  • você verifica nas notificações de acesso que a sua conta de e-mail ou seu perfil na rede social foi acessado em horários ou locais em que você próprio não estava acessando; 
  • você percebe transações que não foram realizadas por vocêao analisar o extrato da sua conta bancária ou do seu cartão de crédito,; 
  • você recebe ligações telefônicas, correspondências e e-mails se referindo a assuntos sobre os quais você não sabe nada a respeito, como uma conta bancária que não lhe pertence e uma compra não realizada por você. 

Fraude de antecipação de recursos 

A fraude de antecipação de recursos é aquela na qual um golpista procura induzir uma pessoa a fornecer informações confidenciais ou a realizar um pagamento adiantado, com a promessa de futuramente receber algum tipo de benefício. Isso acontece por meio do recebimento de mensagens eletrônicas ou do acesso a sites fraudulentosApós fornecer os recursos solicitados, a pessoa percebe que o tal benefício prometido não existe, constata que foi vítima de um golpe e que seus dados/dinheiro estão em posse de golpistas. 

Prevenção 

A melhor forma de se prevenir é identificar as mensagens contendo tentativas de golpes. Uma mensagem deste tipo, geralmente, possui características como: 

  • oferece quantias astronômicas de dinheiro; 
  • solicita sigilo nas transações; 
  • solicita que você a responda rapidamente; 
  • apresenta palavras como “urgente” e “confidencial” no campo de assunto; 
  • apresenta erros gramaticais e de grafia (muitas mensagens são escritas por meio do uso de programas tradutores e podem apresentar erros de tradução e de concordância). 

Questione e Desconfie 

Além disso, adotar uma postura preventiva pode, muitas vezes, evitar que você seja vítima de golpes. Assim, é muito importante que você: 

  • questione-se por que justamente você, entre os inúmeros usuários da Internet, foi escolhido para receber o benefício proposto na mensagem e como chegaram até você; 
  • desconfie de situações onde é necessário efetuar algum pagamento com a promessa de futuramente receber um valor maior (pense que, em muitos casos, as despesas poderiam ser descontadas do valor total). 

Phishing 

Phishing, phishing-scam ou phishing/scam é o tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social. 

Como acontece 

O phishing ocorre por meio do envio de mensagens eletrônicas que: 

  • tentam se passar pela comunicação oficial de uma instituição conhecida, como um banco, uma empresa ou um site popular; 
  • procuram atrair a atenção do usuário, seja por curiosidade, por caridade ou pela possibilidade de obter alguma vantagem financeira; 
  • informam que a não execução dos procedimentos descritos pode acarretar sérias consequências, como a inscrição em serviços de proteção de crédito e o cancelamento de um cadastro, de uma conta bancária ou de um cartão de crédito; 
  • tentam induzir o usuário a fornecer dados pessoais e financeiros, por meio do acesso a páginas falsas, que tentam se passar pela página oficial da instituição; da instalação de códigos maliciosos, projetados para coletar informações sensíveis; e do preenchimento de formulários contidos na mensagem ou em páginas Web. 

Prevenção 

  • fique atento a mensagens, recebidas em nome de alguma instituição, que tentem induzi-lo a fornecer informações, instalar/executar programas ou clicar links; 
  • questione-se por que instituições com as quais você não tem contato estão lhe enviando mensagens, como se houvesse alguma relação prévia entre vocês (por exemplo, se você não tem conta em determinado banco, não há porque recadastrar dados ou atualizar módulos de segurança); 
  • fique atento a mensagens que apelem demasiadamente pela sua atenção e que, de alguma forma, o ameacem caso você não execute os procedimentos descritos; 
  • não considere que uma mensagem é confiável com base na confiança que você deposita em seu remetente, pois ela pode ter sido enviada de contas invadidas, de perfis falsos ou pode ter sido forjada; 
  • verifique o link apresentado na mensagem. Golpistas costumam usar técnicas para ofuscar o link real para o phishing. Ao posicionar o mouse sobre o link, muitas vezes é possível ver o endereço real da página falsa ou código malicioso; 
  • utilize mecanismos de segurança, como programas antimalware, firewall pessoal e filtros antiphishing; 
  • verifique se a página utiliza conexão segura. Sites de comércio eletrônico, Internet Banking ou governamentais confiáveis sempre utilizam conexões seguras quando dados sensíveis são solicitados; 
  • acesse a página da instituição que supostamente enviou a mensagem e procure por informações (você vai observar que não faz parte da política da maioria das empresas o envio de mensagens, de forma indiscriminada, para os seus usuários). 

Fonte: Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br)