O fazendeiro contratou um carpinteiro para arrumar algumas coisas em sua fazenda. O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil: o pneu do seu carro furou, a serra elétrica quebrou, ele machucou a mão e na hora de ir embora o seu carro não funcionou.
![]() |
O fazendeiro então lhe ofereceu uma carona até sua casa, durante todo o caminho, o carpinteiro se manteve de “cara fechada” e não pronunciou uma só palavra. Quando chegaram à sua casa, para surpresa do fazendeiro, o carpinteiro o convidou para entrar e conhecer sua família. Antes de entrarem, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore que ficava ao lado da porta de entrada e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mãos. |
Um pouco mais tarde, depois do jantar, o carpinteiro acompanhou o fazendeiro até o carro e assim que eles passaram pela árvore, ele perguntou:
– Por que você tocou na planta antes de entrar em casa?
– Ah! Esta é a minha Árvore dos Problemas. Eu sei que não posso evitar alguns problemas durante o meu dia, mas não posso deixar que estes problemas atrapalhem o tempo que tenho com minha esposa e meus filhos, que são as coisas mais preciosas que tenho nesta terra. Então, todas as noites, quando chego, eu deixo os meus problemas nesta árvore e os pego no dia seguinte, antes de sair. E por incrível que pareça, todas as manhãs quando eu volto para buscar os meus problemas, eles parecem não ter nem metade do tamanho que tinham quando os deixei na noite anterior!
Até hoje eu não conheci alguém que consiga separar vida profissional e vida pessoal. Somos seres integrais, quando não estamos bem no trabalho, somos afetados em nossa vida pessoal e vice-versa, porque todas as áreas de nossa vida se relacionam de alguma maneira. Tudo o que acontece em qualquer área nos afeta integralmente como indivíduos e seres humanos.
Uma das saídas é criarmos “rituais” que nos ajudem a colocar foco naquilo que é realmente importante. O que o fazendeiro da nossa fábula fez foi exatamente isso. Tocar aquela árvore era o seu ritual diário, que o ajudava a não deixar que seus problemas no trabalho roubassem a qualidade do tempo que ele teria com sua família. Ao tocar a árvore, ele decidia que, apesar do dia difícil, sua família é seu tesouro e seu porto seguro, que seus filhos e sua esposa são preciosos, que o tempo que passa com eles é necessário e importante para todos. Naquele momento ele decidia deixar os problemas do lado de fora.
Os rituais nos ajudam a colocar foco naquilo que é realmente importante, e nos permitem estabelecer rotinas específicas para administrar nossas energias (espiritual, física, emocional e mental), que são a chave para uma vida com propósito. Experimente criar alguns rituais!
Por: Marco Fabossi em Liderança
____________________________________________________________________________________
Fonte: Supremo em Dia
