Para dar sequência à matéria anterior, mais construções que devem ser evitadas.
- Em duas metades iguais. Uma metade de um todo sempre será igual. Basta dizer ao meio ou metade.
- 14:30hs. A reunião será às 14:30hs. A forma abreviada de horas não admite “s” nem ponto de abreviatura. Quanto à indicação de horas com minutos, o padrão definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina que a abreviação de horas seja a seguinte: A sessão plenária dos conselheiros será às 14h30 ou 14h30min.
- Empréstimo temporário. Todo empréstimo é tomado por determinado tempo.
- Em resposta à sua carta. Comece a carta já respondendo, pois se alguém solicitou uma informação, quando receber a carta estará sendo atendido.
- Em minha própria opinião pessoal. Se a opinião é pessoal, só pode ser daquele ou daquela que a expressa. Portanto, em minha opinião.
- Em vista das circunstâncias mencionadas …evite o circunlóquio e diga: Portanto.
- Há anos atrás. O verbo haver, neste caso, corresponde ao sentido de tempo passado, assim como o advérbio atrás. Logo, para evitar essa redundância, basta empregar um desses dois elementos: Anos atrás ou Há anos.
- Mostraram haver sido improdutivas. O que justifica a opção por essa expressão verbal se a forma “foram improdutivas” a substitui objetivamente? Circunlóquio!
- Na próxima sexta-feira, dia 16 de setembro. Desnecessário, pois o dia já está sendo indicado pela data.
- Realizamos a verificação. Neste caso, o emprego de um verbo seguido de um substantivo definido é vicioso, pois verificamos tem o mesmo valor semântico. Diga apenas Verificamos.
- Sem mais. Esta expressão é similar às do tipo “sem mais para o momento”, “sem outro particular”, “sendo o que se nos reserva para este momento” e outras, denotam emprego redundante.
Dúvidas sobre a língua portuguesa? Escreva para a revisora deusirene.amorim@cnj.jus.br
Fonte: SCLITTER, José Maria Martins. Manual prático de redação profissional. 2. ed. revista, ampliada e atualizada conforme a Nova Reforma Ortográfica. Campinas, SP: Servanda Editora, 2010
