Confira dicas de filmes para a Semana do Seu Ambiente.
Com o isolamento social em alta é certo que o consumo de entretenimento aumentou significativamente, e nessa Semana do Seu Ambiente trouxemos algumas dicas de filmes relacionados a algumas temáticas englobadas nesse vasto campo ambiental. Além de adicionar mais conteúdo à sua programação de quarenta, ainda levanta discussões que valem a reflexão.
- Para seu conhecimento
O que não falta hoje em dia são documentários sobre diversas vertentes do meio ambiente, e para você não ficar perdido em meio a tantas opções separamos alguns títulos essenciais para você adicionar a sua lista.
A Era da Estupidez (2009)
Neste documentário ficcional um arquivista vive em um futuro não muito distante no ano de 2055, mas a Terra não é mais a mesma após ser destruída por mudanças climáticas. Buscando uma explicação para os acontecimentos ele analisa vídeos de 2008 para entender os erros da humanidade. Estrelado por Pete Postlethwaite (Em Nome do Pai), o filme serve para provocar e alerta o público sobre as consequências de suas ações prejudiciais ao meio ambiente.
Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade (2014)
Dirigido, produzido e escrito por Kip Andersen (Que Raio de Saúde), o documentário afronta convenções ambientais sobre desmatamento, consumo de água e poluição e através de dados prova que a agropecuária é o maior agente causador desses quesitos. O filme é astuto em desafiar não só essa indústria, mas também organizações ambientais e leva ao público informações essenciais quanto ao consumo de carne.
Seremos História? (2016)
O ator e ativista Leonardo DiCaprio (A Origem) nos leva à linha de frente da batalha contra as mudanças climáticas, conversando com algumas das pessoas mais proeminentes na causa como Barack Obama, Bill Clinton, John Kerry e o Papa Francisco. Um ótimo documentário que alerta e conscientiza e entrega a vivência dessas lutas diárias em prol do planeta.
The True Cost (2015)
O documentário é um recorte preciso e verdadeiro sobre a ligação entre a pressão dos consumidores por alta-costura de baixo custo e a exploração de trabalhadores nas fábricas. A desigualdade e os riscos implícitos na indústria são cruéis e aqui fazem sua voz e chamam a atenção do espectador.
Livres Por Natureza (2011)
O documentário acompanha um grupo de pessoas com o objetivo de ajudar na sobrevivência de pequenos orangotangos e elefantes órfãos no meio da selva. É um interessante filme que detalha sobre o habitat e a vida desses animais, e ainda conta com a narração do ganhador do Oscar Morgan Freeman (Se7en – Os Sete Crimes Capitais).
Blackfish (2013)
Um intenso documentário que conta a história de Tilikum, uma baleia assassina performática, que matou várias pessoas em cativeiro. Por meio de imagens fortes e emocionantes entrevistas, revela a extraordinária natureza da criatura, o tratamento cruel que os animais recebem no cativeiro, as vidas e mortes dos treinadores, além das pressões da multibilionária indústria dos parques aquáticos. Uma denúncia sobre esse tipo de entretenimento lindo aos olhos, mas sujo abaixo da água.
- Filmes que instigam e conscientizam
Há quem não tenha paciência para documentários, por isso aqui vai uma seleção de filmes ficcionais para você sair um pouco do didatismo e mesmo assim ainda entrar num campo bacana de reflexão.
Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
Dirigido por George Miller (As Bruxas de Eastwick), o filme é uma aclamada e premiada distopia em uma realidade onde os recursos naturais, especialmente a água e comida são controlados por líderes tiranos. Em meio a miséria e a seca acompanhamos a eletrizante jornada do solitário Max (Tom Hardy) e da imperatriz Furiosa (Charlize Theron). Uma boa pedida para quem curte muita ação e efeitos visuais impecáveis, além de ser um a forte indagação sobre a relação entre poder, recursos e meio ambiente.
O Preço da Verdade (2019)
Estrelado por Mark Ruffalo (Vingadores) e Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada), o filme é um prato cheio para fãs de um drama investigativo. Baseado em fatos a história segue a luta judicial de Robert Billot (Ruffalo), um advogado que durante anos tenta vencer um caso contra uma grande empresa que polui a água de uma pequena cidade. Denso, o filme mostra com excelência o desgaste do protagonista, os riscos a que ele se submete e também serve para ilustrar muito bem a negligência de grandes corporações e seus riscos para a saúde da população.
O Dia Depois de Amanhã (2004)
Para quem gosta de catástrofes naturais extremamente exageradas esse é um clássico do gênero nos anos 2000. A trama acompanha Dennis Quaid (Operação Cupido) sendo totalmente ignorado pelos funcionários da ONU ao apresentar suas preocupações ambientais, porém sua pesquisa torna-se verdadeira quando uma enorme tempestade se desenvolve, dando início a calamidades naturais catastróficas em todo o mundo. Por mais fictício que seja, é também um alerta para o impacto sobre mudanças climáticas.
Okja (2011)
Um dos melhores filmes originais do serviço de streaming Netflix e ainda dirigido pelo premiado Bong Joon-ho (Parasita), a emocionante e cativante trama acompanha a jornada de Mija (Ahn Seo-Hyun) que arrisca tudo para evitar que uma poderosa empresa multinacional sequestre sua melhor amiga: um animal enorme chamado Okja. Através da ficção o filme denuncia a exploração e violência da indústria contra os animais. Além de sensacional, ainda conta com nomes de peso como Tilda Swinton (Precisamos Falar Sobre o Kevin) e Jake Gyllenhaal (Animais Noturnos).
- Para toda a família
Sem esquecer dos pequenos, separamos algumas animações que divertem, emocionam e levam um pouco de conhecimento sobre questões ambientais de forma simples e eficaz.
WALL-E (2008)
Pensando no público infantil também, a animação ganhadora do Oscar é uma cativante crônica sobre o romance entre os robôs WALL-E e Eva, tendo como cenário uma Terra devastada pelo lixo e totalmente poluída na atmosfera com gases tóxicos. Na trama, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. WALL-E é o último destes robôs, e sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta. Um filme divertido para toda a família.
Os Sem-Floresta (2006)
A animação gira em torno de um grupo de animais que veem seu habitat ser limitado e agredido pela cada vez maior expansão de um subúrbio norte-americano. Liderados pelo Guaxinim RJ, eles até desfrutam de alguns aparatos humanos, mas é inevitável a ameaça que representam para os pequenos animais. O filme é a pedida certa para um programa divertido e educativo com as crianças.
Bee Movie – A História de uma Abelha (2007)
A divertida e inusitada animação é uma imersão no cotidiano das abelhas. Quando Barry voa fora da colmeia pela primeira vez e conversa com um humano, quebrando uma primordial regra de sua espécie, ele descobre que humanos têm roubado e comido mel há séculos e decide processar a humanidade. É um ótimo entretenimento que apresenta importância desses pequenos seres para o meio ambiente.
Muitas opções, né? Então aproveita a Semana do Seu Ambiente, prepara a pipoca, curte a sétima arte com um pouco de conscientização e fique atento para mais novidades durante os próximos dias.
SESAM/SECIN
