Aprenda a concordar o sujeito com o verbo

Casos especiais de concordância verbal. Aprenda a concordar o sujeito com o verbo.

  • Com

Sujeito ligado à preposição COM leva o verbo para o plural, quando a ideia for de participação simultânea deles na ação. Ex.: O líder com o vice-líder elaboraram o projeto.


Se o objetivo é priorizar o primeiro elemento, o verbo ficará no singular. Assim, não se pode falar em sujeito composto, pois o segundo elemento é adjunto adverbial de companhia. Ex.: O presidente, com os familiares, compareceu à solenidade.


  • Como/Assim como/Bem como/Tantocomo.

Se os sujeitos estiverem ligados por uma dessas conjunções, o verbo concordará:


-com o primeiro sujeito, quando se quiser destacá-lo. Neste caso, o segundo sujeito vem entre vírgulas. O recorrente, como seu advogado, ficou inconformado com a decisão da justiça;


-com os dois sujeitos, se considerados termos que se adicionam. Assim, não há vírgula entre os sujeitos. Ex.: Tanto o juiz como o conselheiro colocaram-se a favor da causa.


Observações: Esses mesmos critérios serão adotados com os sujeitos ligados pela série aditiva enfática não só… mas também, não só…como também, não só…senão também. Ex.: Não só o governo como também o povo concordaram com as medidas.


Fonte: MANUAL de revisão e padronização de publicações do TSE. Brasília: Seção de Publicações Técnico-eleitorais/Cobli, 2001