A presidência do CNJ já foi exercida por três ministros do STF, desde que o Conselho foi instalado, em 14 de junho de 2005. O próximo a ocupar a cadeira será o ministro Cezar Peluso, que toma posse no cargo de presidente do STF e do CNJ nesta sexta-feira (23/4). A cerimônia será no Plenário do STF e está marcada para começar às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Justiça e pela Rádio Justiça.




O ministro Cezar Peluso é natural de Brangança Paulista/SP. Foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) e tornou-se ministro do STF em 2003. É doutor em Direito Processual Civil, mestre em Direito Civil e especialista em Filosofia. O ministro Peluso também é professor de Direito Constitucional da UnB e do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), além de Presidente do Comitê Permanente para a América Latina, encarregado, pela Fondation Internationale Penale et Penitentiaire, de elaborar o “Projeto de Revisão e Atualização das Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Presos”.
O atual presidente, ministro Gilmar Mendes, tomou posse em 26 de março de 2008 e fica no cargo até a próxima quinta-feira, dia 22 de abril. O ministro Gilmar Mendes é natural de Diamantino/MT. Especialista em Direito Constitucional, Gilmar Mendes é professor de Direito Constitucional na UnB e no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Graduou-se em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) (1978), cursou mestrado e, na Westfälische Wilhelms-Universität Münster, cursou o doutorado.
Primeira mulher a ocupar o cargo de ministro da Suprema Corte do Brasil desde a criação, a ministra Ellen Gracie Northfleet tomou posse no cargo de presidente do CNJ em 27 de abril de 2006, para o biênio 2006-2008. A ministra nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especializou-se em Antropologia Social, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O primeiro presidente do CNJ, ministro Nelson Jobim Azevedo, ocupou o cargo no biênio 2005-2007. Nascido em Santa Maria, Rio Grande do Sul, obteve o diploma de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Após a formatura, dedicou-se ao exercício da advocacia. Na Política, foi Deputado Federal e exerceu o cargo de Ministro de Estado da Justiça, no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, durante o período de 1º de janeiro de 1995 a 7 de abril de 1997. Desde 2007, exerce o cargo de Ministro de Estado da Defesa do Governo Lula.
GB/DA/PV
