Um grupo de dez colaboradores do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) se reúne a cada 60 dias na Fundação Hemocentro de Brasília para doar sangue.
A ideia partiu do colaborador da Seção de Gestão de Sistemas Operacionais Rui Nóbrega em uma conversa descompromissada dentro do Departamento. “Sou doador de sangue desde 2009 e se soubesse do bem que estou fazendo teria ido mais cedo e com mais frequência”, conta Rui.
O encontro para doação ocorre no próprio Hemocentro a cada dois meses, entre os dias 22 e 26. Para participar, basta entrar em contato nesse período com o colaborador pelo ramal 5428.
Antes da doação, o voluntário passa por uma pré-triagem, quando são coletados dados gerais, como pressão arterial, pulso, altura, peso e temperatura corporal. Depois é feita uma triagem clínica em que o doador responde a uma série de perguntas relacionadas à sua alimentação, ao uso de medicamentos e estado de saúde.
As doações podem ser feitas no máximo quatro vezes ao ano, e a quantidade de sangue coletado varia de 400ml a 490ml. “Além de ser um ato de cidadania, é um ato de bondade para os outros, completa Rui.
Doação de sangue: tire suas dúvidas
A Fundação Hemocentro de Brasília funciona das 7h às 18h e está localizada no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 3, conjunto A, Bloco 3.
