“Ser Servidor Público… É se revestir de ânimo e coragem para trabalhar.
Procurando dar o melhor de si para todos ajudar.”
Valdeci Costa, servidora pública
O dia 28 de outubro é marcado pela celebração do Dia do Servidor. Poucos sabem, mas essa data foi instituída durante o governo de Getúlio Vargas, em 1937, por meio da criação do Conselho Federal do Serviço Público.
O serviço público contempla milhões de cidadãos, daí a sua importância. Segundo dados do Ipea, o Brasil possuía, em 2008, cerca de 8,2 milhões de funcionários públicos, o que representava 21% do total de pessoas empregadas. Fazendo com que essa atividade representasse um quinto dos empregos do país.
De acordo com o Ipea, o Distrito Federal é a unidade da federação que apresenta maior concentração de pessoas empregadas no setor público, sendo um servidor para 6,4 pessoas. Esse número difere bastante da média nacional, que é de um servidor para cada grupo de 23 brasileiros.
Nessa mesma data, comemoramos o dia de São Judas Tadeu, padroeiro do servidor público e santo das causas impossíveis. Para celebrar, a Paróquia São Judas Tadeu, na 908 sul, preparou uma programação especial com quermesse e missas em horários extras, principalmente no domingo, quando espera receber os milhares de servidores públicos que trabalham em Brasília.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) valoriza o trabalho de seus profissionais, dedicados servidores, terceirizados e estagiários que contribuem para a construção de uma Justiça mais transparente e eficiente. Por isso, deseja a todos um feliz Dia do Servidor!
Para mais informações sobre a quermesse da Igreja São Judas Tadeu, ligue: 3242-5233.
