Organizar a casa ajuda a organizar a vida

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Organizar a casa ajuda a organizar a vida

A bagunça não vai desaparecer da noite para o dia, mas se você reservar alguns minutos para organizar a casa, a tarefa da limpeza será muito mais fácil.

organizar_a_casaAs tarefas domésticas são inúmeras: varrer, tirar o pó, lavar a louça e as roupas, lustrar os móveis e passar o aspirador. Com uma rotina movimentada, nem sempre sobra tempo e energia para lidar com a bagunça diária. Saiba que a desordem faz que uma casa, por mais limpa que esteja, pareça mais suja do que de fato é. Mas tenha calma: métodos simples permitem cuidar da casa inteira em menos tempo, sem comprometer as horas livres de lazer.

Organizar é encontrar um lugar adequado para o que você usa e gosta e se desfazer de tudo aquilo que serve apenas para acumular poeira. Quanto menos bagunça houver na casa, mais rápida e fácil será a tarefa de limpá-la e de mantê-la arrumada.

Manter a limpeza e organização faz sobrar mais tempo para fazer as coisas das quais realmente gostamos. “Muitas pessoas chegam até a considerar essa tarefa como uma terapia, uma oportunidade de deixar a mente livre para refletir sobre os problemas e encontrar formas de resolvê-los. A limpeza é uma recompensa. A aparência e o aroma de um ambiente limpo há pouco tempo geram uma sensação de realização, de satisfação e de orgulho”, diz Donna Smallin, autora do livro “Casa limpa e arrumada”.

Algumas famílias recorrem a faxineiras profissionais. Se é possível pagar por esse serviço, “a troca de dinheiro por mais tempo livre pode valer cada centavo”, afirma Donna. Mas, lembre-se de que a contratação de uma profissional não dispensa os membros da família das tarefas rotineiras de manutenção.

Cada coisa no seu devido lugar

A arrumação regular dos objetos que estão fora do lugar é um passo importante no processo de limpeza. Economiza tempo, energia e melhora a aparência da casa. Mesmo que haja uma faxineira, sempre há algum trabalho de manutenção para ser feito.

As pequenas limpezas diárias são a maneira mais simples de reduzir as tarefas domésticas:

  • Arrumar todas as camas;
  • Jogar o lixo no cesto;
  • Esvaziar os cestos de lixo e de papel;
  • Recolher toda a roupa suja em um único cesto;
  • Limpar a pia do banheiro e o vaso sanitário;
  • Passar aspirador de pó nos tapetes sempre que necessário;
  • Limpar a mesa e as bancadas da cozinha;
  • Lavar a louça e nunca deixar de guardar os utensílios após a lavagem;
  • Limpar imediatamente líquidos derramados;
  • Lavar as roupas sujas ou passar e guardar as limpas;
  • Separar as correspondências diárias por categoria: para pagar, arquivar, ler ou jogar no lixo;
  • Guardar o que estiver fora do lugar.

 

Reserve cinco minutos, diariamente, para realizar pequenas tarefas algumas vezes por dia e, quando menos esperar, estará cumprindo os afazeres necessários. A ideia é aproveitar o momento mais oportuno: “limpe a pia do banheiro de manhã, logo após a higiene pessoal. Lave a louça e limpe a cozinha após o jantar. Percorra a casa com um saco de lixo e recolha o conteúdo dos cestos. Guarde o que estiver fora do lugar enquanto fecha a casa, antes de ir para a cama”, orienta a autora.

Arrume soluções simples para o que atrapalha ou atrasa a sua rotina e recorra a vários tipos de recipientes para organizar seus pertences, como caixas, cestos, latas, potes e sacos plásticos e reúna objetos similares no mesmo lugar. Donna sugere que, se você perde muito tempo de manhã procurando os brincos, por exemplo, organize suas joias e acessórios em caixinhas com divisórias.

Não deixe o interior dos armários desarrumado. Organize para poupar tempo quando você precisar de alguma peça. As roupas no armário, por exemplo, podem ser organizadas por categoria (camisas, calças, saias, vestidos e conjuntos) ou por cor. Pegue as gavetas e concentre-se na arrumação de cada uma, jogando as papeladas fora, e só pare quando concluir.

Fonte: www.unilever.com.br, com adaptações.