As sete vogais da Língua Portuguesa

You are currently viewing As sete vogais da Língua Portuguesa

Lembra quando, aos seis, sete anos, você foi alfabetizado? Lembra que sua professora ensinou cinco vogais: a, e, i, o, u? Então, ela estava certa, porque ensinava você a escrever, mas, na verdade, no sistema fonológico do português brasileiro, há sete vogais tônicas orais. Sete vogais. Como?

A fonologia é a parte dos estudos de uma língua que trata dos sons significativos, ou seja, daqueles que diferenciam uma palavra de outra. Na identificação de fonemas, são utilizados pares mínimos: porta/parta – fonemas /ó/ e /a/; dedo/dida – fonemas /ê/ e /i/. Quando se trata de fonemas, os sons são escritos entre barras oblíquas. Não estranhe.

Na oração “Eu peso aquele peso enorme nessa balança”, há duas ocorrências gráficas idênticas – “peso” e “peso”, mas com manifestações fonológicas distintas: /pézu/ e /pêzu/. Então, o mesmo grafema tem pronúncia aberta e fechada, sem que isso seja variação regional. São dois fonemas e um grafema.

Na oração “Eu moro naquele morro”, é possível identificar dois fonemas, um consonantal – assunto da próxima semana – e outro vocálico. Em “moro” e “morro”, ocorrem /ó/ e /ô/. Outros dois fonemas e um grafema.

Assim, as vogais do nosso vernáculo, quando são tônicas, são sete.

triangulo2

Experiente pronunciar as vogais na seguinte ordem: a, é, ê, i; e também a, ó, ô, u. Viu como a boca vai se fechando? Viu como o som sai dos lábios e vai lá para o fundo da boca?

Sob o olhar da fonologia, há cinco vogais tônicas nasais e três vogais átonas orais. Isso resolve aquele velho problema que começa também na alfabetização: por que a gente escreve “menino” e fala /mininu/? Porque no nosso português brasileiro só há /a/, /i/ e /u/ átonos no final das palavras… Se você quiser saber o motivo, mande-me um e-mail!

Se você ficou com alguma pulga atrás da orelha depois de ler esta coluna, compartilhe-a e escreva para dicasdeportugues@cnj.jus.br. Se quiser saber muito mais, com um dos maiores linguistas brasileiros, leia em http://www.filologia.org.br/revista/38sup/10.html

Mais links interessantes para você:

  1. http://www.radames.manosso.nom.br/gramatica/vogais.htm
  2. http://cvc.instituto-camoes.pt/cpp/acessibilidade/capitulo3_2.html
  3. http://www.sk.com.br/sk-voga.html
  4. http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_fon%C3%A9tico_internacional

Uma ótima semana!

Carmem Menezes
Revisora de textos da Secretaria de Comunicação Social