Prédio da 514 Norte terá nova sinalização e Brigada de Incêndio do CNJ é treinada durante o Carnaval
Na sexta-feira (8/2), o engenheiro civil e especialista em segurança do trabalho e combate a incêndio Joaldir Almeida Souza visitou as instalações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para colocar em prática algumas determinações previstas no Plano de Prevenção e Combate à Incêndio (PPCI) do CNJ, elaborado por ele em setembro de 2012.
Durante a visita, o especialista apontou onde deveriam ser colocadas placas indicativas de extintores de incêndios, mangueiras e hidrantes. Joaldir informou que as sinalizações existentes no prédio são da época em que funcionava o Tribunal de Contas da União (TCU) e, como os atuais equipamentos são mais novos, é necessária essa atualização.
Com relação às mangueiras e aos hidrantes, o engenheiro alegou que é necessário pintar as portas de vermelho – hoje elas estão na mesma cor das paredes, o que dificulta a identificação. Por outro lado, Joaldir revelou que os esguichos utilizados nas mangueiras de incêndio do CNJ são os mais modernos. “Essas ponteiras regulam o jato de água, tornando mais fácil o manuseio e mais eficiente o uso do equipamento”, esclareceu. A vistoria também serviu para mostrar os locais onde deverão estar as placas de saída e de escadas, bem como as rotas de fuga.
O assessor de Segurança do CNJ, Marley Elysio dos Santos, disse que as observações feitas não são motivo para preocupação, pois tratam de adequações simples, que não prejudicam o bom funcionamento dos equipamentos nem o desempenho da brigada de incêndio em casos de emergência. “Se houver alguma ocorrência, os mecanismos e o pessoal de que dispomos hoje são suficientes. O que estamos fazendo gradativamente é adequar a estrutura do CNJ às modificações apresentadas no PPCI”, completou.
Treinamento – Durante o Carnaval, foram realizados testes de pressurização das mangueiras de incêndio do prédio do CNJ. Todos os brigadistas participaram do treinamento e verificaram se as mangueiras, os hidrantes e os esguichos estavam funcionando corretamente. De acordo com o supervisor de segurança do CNJ, Leandro Henrique, a simulação também serviu para treinar a brigada de incêndio. A simulação foi acompanhada pelo assessor de Segurança, que disse estar muito satisfeito com o resultado. “Não tivemos problema algum com os equipamentos, e a equipe de brigadistas do CNJ desempenhou muito bem o treinamento, todos foram proativos e estão preparados para eventualidades”, garantiu Elysio.
PPCI – O Plano de Prevenção e Combate a Incêndio é um documento que deve seguir as regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Esse planejamento serve para implantar ações e equipamentos que previnam e combatam princípios de incêndio, como também orientar funcionários e visitantes sobre as medidas adequadas e seguras que devem ser adotadas nesse caso. Para que o prédio possua alvará de funcionamento, é necessário que o Corpo de Bombeiros faça vistoria prévia no prédio.
Geysa Bigonha
Comunicação Institucional
