Planejamento Estratégico do CNJ 2015-2020

O Plano Estratégico do Conselho Nacional de Justiça para o período 2015-2020 foi aprovado, em sessão plenária, através da Portaria nº 167 de 15 de dezembro de 2015. O plano trouxe a missão, visão, valores e objetivos estratégicos do Conselho para o período, além das diretrizes a serem observadas na definição dos indicadores, metas, programas, projetos e ações a serem desenvolvidos.

O plano aprovado incorpora e legitima as diretrizes de gestão da Presidência do CNJ como um dos componentes da estratégia do Conselho, que se somam a objetivos de médio e longo prazos.

Confira o Mapa Estratégico 2015-2020.

Por que Planejar? 

Um planejamento estratégico bem definido, bem elaborado e compartilhado com toda a organização, fortalece o posicionamento da instituição em relação à sociedade, além de permitir uma efetiva transformação organizacional para melhor. O planejamento não se encerra com o estabelecimento de objetivos e metas, sendo essencial o seu devido acompanhamento.

Que modelo de planejamento foi adotado?

O DGE partiu da ideia do “Planejamento Vivo”, ou seja, o planejamento não pode ser um mero instrumento formal com objetivos abstratos, mas sim um processo vivenciado por toda a organização. A partir daí, a intenção foi traçar objetivos estratégicos mais concretos e que reflitissem exatamente o caminho que o CNJ está seguindo.

Ademais, outra grande preocupação deste modelo é a participação das pessoas na formulação da estratégia, pois são elas que, de fato, a executarão. Entende-se que – ao possibilitar a participação a todos – é natural que haja um maior engajamento e comprometimento com a execução da estratégia, gerando, portanto, resultados melhores e colaboradores mais motivados.

Histórico do planejamento do CNJ 

O primeiro ciclo do planejamento estratégico do CNJ foi instituído por meio da portaria nº 18, de 19 de fevereiro de 2009, para o período 2010-2014, como desdobramento da Resolução nº 70, de 18 de março de 2009, que dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário.

A metodologia adotada para realizar a gestão da estratégia foi o Balanced Scorecard – BSC. Este método prevê a representação gráfica dos objetivos estratégicos (mapa estratégico), agrupados em perspectivas logicamente organizadas, de forma a demonstrar a relação de causa e efeito entre eles, assim como o impacto dos resultados aferidos, na missão institucional.

Durante o ciclo de planejamento, o CNJ realizou o acompanhamento da implementação da estratégia por meio de Reuniões de Análise da Estratégia (RAE), nas quais foi monitorado o desempenho dos indicadores, das metas e das iniciativas constantes do Planejamento Estratégico.

Planejamento Estratégico CNJ 2010-2014, clique aqui