28 de julho: Dia Mundial de Combate à Hepatite

  • Post category:Notícias

O 28 de julho é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Em comemoração, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal promove, de 26 a 30 de julho, testagem rápida para diagnóstico de hepatite C, durante o Festival da Juventude que acontece no Expo-Brasíia, no Parque da Cidade.

Em 30 de julho, os testes também serão feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Rodoviária do Plano Piloto de Brasília, entre 16h e 20h.

Durante o evento, haverá oferta de vacina de hepatite B para a população na faixa etária de zero a 20 anos.

Em Brasília, o vírus do tipo B atingiu 316 pessoas no ano passado. O tipo C da doença afetou 276, no mesmo período. Segundo dados da Secretaria, há uma projeção de que 1,42% da população possa estar infectada pelo vírus, ou cerca 25 mil pessoas. Atualmente existe apenas 1,5 mil pessoas registradas no banco de dados da hepatite.

Quem recebeu transfusão de sangue antes de 1993 deve fazer o exame para detecção da hepatite C, já que até aquele ano não havia exame preventivo para a doença, pois o vírus foi descoberto em 1989.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) oficializou o 28 de julho como o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Trata-se de uma doença grave, muitas vezes silenciosa, que pode levar até 20 anos para se manifestar, evoluindo para a cirrose ou para o câncer.

Os principais sintomas são fraqueza, vômito, dor abdominal, icterícia (amarelão), urina escura e fezes esbranquiçadas.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde do DF