Cadastramento biométrico: não deixe para a última hora!

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Cadastramento biométrico: não deixe para a última hora!

Cédula, urna eletrônica e urna digital. A evolução do sistema eleitoral brasileiro chegou ao Distrito Federal com uma meta: ser a primeira unidade da federação a fazer o cadastramento biométrico do eleitorado de uma só vez.

 

O cadastramento no Distrito Federal vai até o dia 31 de março de 2014. O eleitor deverá agendar o atendimento pela internet no site do Tribunal Regional Eleitoral do DF ou pelo telefone, no número (61) 3048-4000. Feito o agendamento, basta se dirigir ao cartório ou posto eleitoral selecionado para ter as digitais coletadas. É preciso levar título de eleitor, carteira de identidade e comprovante de residência. Os homens maiores de 18 anos que irão tirar o título pela primeira vez também devem levar o certificado de quitação de serviço militar.

Para o bombeiro Aparecido Rosa da Silva, o atendimento foi rápido: “Agendei pelo telefone o meu cadastramento e o da minha esposa e quando cheguei ao cartório quase não tinha ninguém. Em menos de uma hora já tínhamos resolvido tudo. Deixar para última hora é sempre pior”.

Quase dois milhões de eleitores são obrigados a se recadastrar para que em 2014 sejam identificados pelas impressões digitais na hora de votar. A obrigatoriedade inclui também aqueles para os quais o voto é facultativo, os que têm 16 e 17 anos, os maiores de 70 e os analfabetos. O eleitor que não se recadastrar terá o título cancelado.

A biometria é um método para conhecer o indivíduo a partir de suas medidas biológicas e tornou-se instrumento de segurança indispensável para se distinguir se determinada pessoa está se passando por outra durante as votações eleitorais. Nesse caso, a medida utilizada será a impressão digital.

A intenção da justiça eleitoral é que até 2018 todos os eleitores brasileiros sejam identificados pelas impressões digitais na hora de votar.

Para mais informações, acesse o site do TRE/DF.

Rhayana Quintas
Comunicação Interna