Semana passada, você soube que as saudações “bom-dia”, “boa-tarde” e “boa-noite” são palavras compostas escritas com hífen. Nesta semana, ainda no âmbito da classe de palavras Substantivo, o assunto é coletivo.
Coletivo é um tipo de substantivo comum que, embora empregado no singular, refere-se a mais de um indivíduo. Assim, em um “bando” sempre haverá mais de uma pessoa ou de um animal, assim como “mobília” faz referência ao conjunto de móveis de uma habitação. Então, é bom ter atenção com a concordância verbal quando houver um coletivo como núcleo do sujeito: a concordância é sintática (singular), nunca com a ideia (plural).
Outro cuidado importante quando se trata de coletivo é com o pleonasmo. Pleonasmo é a superabundância de palavras para enunciar uma ideia. Os clássicos exemplos são “subir para cima” ou “entrar para dentro” em que três palavras significam o mesmo que apenas “subir” ou “entrar”.
Assim, “buquê” ou “ramalhete” sempre são de FLORES; “cardume” sempre é formado por PEIXES; “caravana” sempre é de PESSOAS QUE VIAJAM; “alcateia” é de LOBOS; e “matilha” é de CÃES.
Por fim, uma das palavras mais faladas escritas da imprensa das últimas semanas: “conclave”. Diz a Gramática Metódica da Língua Portuguesa, na p. 88, que o coletivo de cardeais reunidos para a eleição de um novo papa é um “conclave”. Assim, o trecho “conclave para eleger novo papa”, lido em um portal de notícias hoje, é pleonástico, porque repete ideias.
Aqui, você encontra uma lista de substantivos com os respectivos coletivos.
Dúvidas, sugestões, comentários, críticas? Escreva para dicasdeportugues@cnj.jus.br.
Uma semana rica para você!
Carmem Menezes
Revisora de Textos da Secretaria de Comunicação Social
