A professora Terezinha Rios, mestre em filosofia e doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP), proferiu palestra na sexta-feira (27/9) durante o primeiro curso de formação dos 30 novos servidores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aprovados em concurso público e nomeados para diversos cargos na instituição. Terezinha Rios falou sobre Excelência Institucional e Ética no Serviço Público e ressaltou as diferenças entre o legal e o justo e também valores fundamentais, como respeito e solidariedade.
O Programa de Educação Corporativa do CNJ foi instituído pela Instrução Normativa n. 25, de 2009, e é composto de duas fases: a primeira, a palestra; e a próxima, que começa nesta semana, é a formação complementar, com quatro etapas: gestão estratégica, gestão de projetos, redação oficial e elaboração de termos de referência.
Os novos servidores, que tomaram posse em 28 de agosto, já passaram por um processo de ambientação, quando conheceram as diversas áreas do Conselho. “Os cursos de formação são de extrema valia, à medida que o Judiciário se profissionaliza cada vez mais”, disse o juiz Marivaldo Dantas, secretário-geral adjunto do CNJ na abertura do curso. Ele explicou que os conhecimentos adquiridos no Programa de Educação são fundamentais para os servidores. Segundo ele, a elaboração de termo de referência, por exemplo, é necessidade de todos os setores, pois todas as áreas precisam contratar projetos.
Gilson Euzébio
Agência CNJ de Notícias
