O mês de novembro coloriu de azul órgãos públicos e monumentos de diversas capitais brasileiras.

Depois do Outubro Rosa, campanha realizada para a prevenção do câncer de mama, o Novembro Azul é dedicado aos homens. O movimento nacional tem como objetivo a conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A partir de segunda-feira (11/11), o CNJ se unirá a outras instituições nessa mobilização. Durante uma semana, as páginas das redes sociais do CNJ – Facebook e Twitter – darão destaque ao movimento.
O marco da campanha ocorrerá no dia 17, Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, quando serão promovidas ações educativas no Distrito Federal e em alguns estados brasileiros.
O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre homens no Brasil e só perde para o câncer de pele. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam que um em cada seis homens terá a doença. Apesar das campanhas de esclarecimento sobre a doença e de incentivo à realização do exame preventivo, 44% dos brasileiros nunca foram a um urologista e mais da metade sequer já fez um exame de próstata, de acordo com uma pesquisa da SBU.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostra que a estimativa realizada para 2012/2013 é de que há 60.180 novos casos de câncer de próstata nesse período. Diagnosticado no início, quando ainda não há sintomas, 90% dos tumores são curáveis.
O Novembro Azul é uma ação da SBU em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida. A expectativa desta segunda edição é de que haja aumento significativo no número de exames, principalmente entre homens acima dos 40 anos.
Para mais informações sobre a doença, acesse o site da SBU: www.sbu.org.br.
Geysa Bigonha, com informações da SBU
