Existe uma diferença entre talento, habilidade e conhecimento..
Conheci uma profissional da área de Marketing que, de surpresa, em uma sexta feira foi demitida da empresa e substituída por uma assistente de vendas recém-formada em Marketing.

Vamos falar de alguns mitos e lendas sobre talento?
Todo Talento é substituível
Quando ouço profissionais de RH ou gestores bradando que ninguém é insubstituível ao mesmo tempo em que procuram talentos, me parece um contrassenso. Se qualquer talento é substituível e se pode criar talentos com qualquer treinamento, por que essa busca incessante de talentos? Talento se ensina? Alguém já fez um treinamento ou curso de desenvolvimento de talento e saiu certificado para tal? É possível pegar uma pessoa e transformá-la com treinamentos e cursos em um Mozart?
Mozart foi substituído? Por quem?
Elvis foi substituído? Jorge Amado? Atualmente alguém pinta uma tela como Picasso?
Freddie Mercury morreu e o Queen acabou porque Freddie era insubstituível!
Talento ≠ habilidade e ≠ conhecimento
Vamos separar o que é talento do conhecimento e habilidades.
Habilidades e conhecimento podem ser desenvolvidos e adquiridos, enquanto o talento não.
Habilidade é o modo como se desempenha algo e pode ser transferidas de uma pessoa para outra. Exemplo: para os contadores existe uma habilidade com matemática e se um contador iniciante não tiver essa habilidade, pode-se ensinar.
Conhecimento é aquilo que você tem consciência. Pode ser conhecimento factual e conhecimentos que você adquiriu pela experiência.
Vamos aos exemplos:
Para um vendedor, o conhecimento factual são as características e benefícios do seu produto e o conhecimento pela experiência é aquele pelo qual o vendedor sabe os padrões de compras dos seus clientes. Os dois podem ser transferidos para outras pessoas, atém mesmo a experiência por meio de treinamentos.
Talento não se limita a grandes cargos
Você acha que conseguiria ser um excelente camareiro? Acha que esse é um trabalho desmoralizante e que qualquer um poderia fazer? Se sua resposta foi sim, essa não é a realidade. Até para ser camareiro é preciso talento.
O grupo líder em hotelaria do mundo (15 mil quartos e 3 mil camareiros) tem grande dificuldade de encontrar camareiros com talento. O que os melhores camareiros fazem?
Eles fazem um show para os hóspedes! Alguns camareiros da filial da Inglaterra pegam os brinquedos que as crianças deixam na cama e todos os dias montam uma ceninha com eles. Colocam, por exemplo, o urso com a pata na caixa de chocolates e o coelho com a mão no controle remoto. Quando as crianças chegam imaginam que seus bichos de pelúcia passaram o daí inteiro comendo chocolates e vendo TV e ficam extasiadas!
A diferença desses camareiros para outros é que olham o quarto pelos olhos do hóspede, ou seja, eles têm um talento para esse trabalho.
E finalizando..
Aquela profissional de marketing lá do início da matéria, depois de um ano que foi demitida, recebeu uma proposta para voltar para a empresa feito pelo próprio diretor. Por quê? Ele alegou que ela era uma profissional que fazia seu trabalho com eficiência e agilidade e por esse motivo queria recontratá-la. Ela tinha esse talento e pelo menos para aquela empresa era insubstituível.
Fonte: RH Portal
