As aulas de ginástica laboral, que foram suspensas temporariamente no mês de janeiro em virtude do recesso, serão retomadas nesta quinta-feira (16/01) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A prática é oferecida pelo Serviço Integrado de Saúde do Supremo Tribunal Federal (STF).
A prática envolve exercícios físicos educativos de alongamento, relaxamento, respiração e reeducação postural e proporciona benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais.
De acordo com o fisioterapeuta e coordenador do programa, Hugo Maia, um estagiário do tribunal vem ao CNJ para realizar as sessões, que acontecem nas salas de trabalho a partir das 14h30 e têm duração média de 10 minutos. As aulas acontecem diariamente no STF e no CNJ.
Isac Rodrigues participa do projeto de ginástica laboral dando aulas para servidores dos dois órgãos. Estudante de fisioterapia, ele privilegia a prática de exercícios que fortalecem as articulações e alongam a musculatura dos pulsos, ombros e pescoço. “Os exercícios ativam o liquido sinovial e a circulação, além de evitarem lesões por esforço repetitivo. Eles visam trabalhar a musculatura que os funcionários têm mais demanda durante o trabalho”, explica o estagiário.

Equipe da comunicação social praticando a ginástica laboral. Foto: Luiz Silveira / Agência CNJ de Notícias
Caso seu setor não receba a ginástica laboral, basta entrar em contato pelo e-mail hugo.maia@stf.jus.br, manifestar interesse e enviar nome e sala de trabalho.
Paulline Garcia
Comunicação Institucional CNJ
