Na última semana, as chefias das unidades do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) cadastraram usuários no processo de certificação digital, que funciona como uma assinatura eletrônica.
A Seção de Atendimento ao Usuário do Conselho elaborou cartilha de orientação para usuários que possuem o certificado, com o propósito de orientá-los na configuração da assinatura digital de e-mails. Os requisitos necessários para fazer o procedimento são:
1. SafeNet Authentication Client Tools instalado
O SafeNet Authentication Client é uma ferramenta que gerencia autenticadores baseados em certificado, entre eles, dispositivos USB e dispositivos baseados em software.

2. Token com certificado digital válido
Tokens funcionam como dispositivos físicos que auxiliam o usuário quanto à segurança e privacidade pessoal ao gerar senha de proteção para contas de software e aplicativos.
Para iniciar o processo, basta inserir o token na porta USB do computador, certificar-se que foi reconhecido na máquina, abrir o Outlook e, de acordo com os procedimentos listados na cartilha, seguir os próximos passos.
A cartilha está disponível em PDF no portal da Intranet do CNJ, no menu Principal, aba Institucional, em Departamento de Tecnologia da Informação.
A assinatura digital garante a identidade do emissor da mensagem, a integridade e a inviolabilidade do conteúdo encaminhado, torna a troca de e-mails mais segura, além de ser uma forma de lembrete da senha de certificação, visto que, casualmente, o Outlook irá solicitá-la.
A Seção de Atendimento ao Usuário também pode configurar a assinatura para o usuário. Basta fazer a solicitação pelo ramal é 5454 ou pelo e-mail G-ATENDIMENTO.TI@cnj.jus.br
Paulline Garcia
Comunicação Institucional CNJ
