Dia Nacional do Jornalista

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Dia Nacional do Jornalista

“O jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade. Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte.”
Gabriel García Marquez

 

O jornalista é o profissional que assume o compromisso com a verdade e a informação e atua nos princípios de justiça e democracia, garantindo o direito do cidadão à informação.

Mas você sabe por que foi escolhido o dia 7 de abril para comemorar esta data? 

A versão mais consistente remonta ao período do Império, em homenagem ao médico e jornalista que morreu assassinado por inimigos políticos João Batista Líbero Badaró. Sua morte causou grande revolta e gerou movimento popular que levou à abdicação de Dom Pedro I, no dia 7 de abril de 1831.

Por esse motivo, a Associação Brasileira de Imprensa instituiu a data, homenageando o médico e jornalista.

No Brasil, existem outras datas que fazem referência ao jornalista:

24 de janeiro – data do padroeiro da profissão, São Francisco de Sales;

29 de janeiro – homenagem ao jornalista e abolicionista José do Patrocínio, que morreu nesta data; e

6 de fevereiro – Dia do Repórter.

A equipe de jornalismo do CNJ é responsável pela produção de notícias para o portal do Conselho e também de matérias de interesse público que são atualizadas e disponibilizadas diariamente. Na Intranet, os jornalistas atuam na disseminação de informações para membros e servidores do Conselho. 

 

Paulline Garcia
Comunicação Institucional CNJ