Exercícios 4: relatório, brasileirismos e voz passiva

Neste mês de maio, o foco voltou-se para relatório, texto caracterizado pela precisão dos fatos, passou por brasileirismos, aquilo que faz nossa língua mais brasileira, e chegou à voz passiva. Agora é hora de exercitar. Mãos à obra!

1) Redija um relatório em língua portuguesa padrão em que você descreva as atividades realizadas no último final de semana. O texto deve ser preciso e indicar o quê, porque, como e quando os acontecimentos se deram.

2) Escolha 10 palavras aqui ou aqui e redija frases em que as palavras escolhidas sejam empregadas corretamente segundo o significado em Portugal.

3) Procure no dicionário o significado das palavras ou expressões em negrito nos textos a seguir e reescreva-os com o brasileirismo correspondente:

a) O aldrabão melgrou o saloio e o chamou de bufo, porque este o entregou a polícia pelo roubo de altofalante, auscultadores e camcorder.

b) A moça procurou sua cueca para pôr na mala. Também não poderia esquecer o penso higiénico e o penso para ferimentos, porque estava com o período.

 

4) Todas as orações a seguir estão na voz ativa. Passe-as para a voz passiva sintética ou analítica quando for possível. Você pode omitir o agente, se quiser.

a) Maria comprou sapatos.

b) As crianças comeram todas as batatas.

c) Nós precisamos de papéis especiais.

d) As mulheres enviaram as flores no prazo.

e) O foco desta coluna volta-se para a correção.

 

5) Corrija as orações a seguir e justifique a correção.

a) Os documentos devem ser tramitados pelo Siga-Doc.

b) Por motivo de viagem, vende-se todos os móveis da casa.

c) O chocolate foi vendida por 5 reais.

d) Buscou-se soluções que ajudassem o bom andamento do serviço.

À espera do seu exercício resolvido! Envie-o pelo e-mail dicasdeportugues@cnj.jus.br.

 

Uma semana decisiva!

Carmem Menezes

Revisora de Texto da Secretaria de Comunicação Social