Comemora-se hoje o Dia Nacional do Livro, data celebrada em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional em 1810.
A primeira obra publicada no País, com a permissão do imperador que decidia quais livros seriam publicados, foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Em resumo, o livro conta a história do pastor Dirceu que declara seu amor à também pastora Marília. Em 1925, o escritor e editor Monteiro Lobato, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Pica-Pau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.
O livro desperta nos leitores diversas emoções que marcam vidas. Quem não lembra do primeiro livro que leu? Ou daquele livro te ajudou na adolescência a descobrir novos mundos? Ou histórias que inspiraram uma mudança de rumo?
Para Marcelo Pereira, da Coordenadoria de Gestão de Sistemas, Ramayana é uma marco. A obra antiga foi escrita em 25.000 versos pelo poeta Valmiki e foi reescrita em prosa pelo escritor William Buck. Segundo Marcelo, o livro é muito belo por mostrar como Rama consegue ser virtuoso e como tudo está unido a um propósito comum. Suas indicações de leitura são “O Profeta” de Kahlil Gibran, “A Arte de Viver”, “Meditações de Marco Aurélio” e “Mundo de Sophia”.
Já Patrícia Costa, editora de comunicação digital e mídias sociais do CNJ, o livro que marcou sua infância foi O Menino do Dedo Verde, que conta a história de Tistu, um menino sensível e especial que tinha o dom de tocar as coisas e transformá-las em plantas. Nos últimos tempos, o livro que Patrícia mais gostou foi Travessuras da Menina Má, de Mario Vargas Llosa. Sua indicação de leitura é o clássico “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo.
De acordo com a Publishnews, os 10 livros mais vendidos na semana de 13 a 19 de outubro são: Nada a perder, Sangue de Olimpo, Se eu ficar, Ansiedade: Como enfrentar o mal do século, Aparecida, A culpa é das estrelas, Para onde ela foi, Destrua este diário, Não se apega não e O pequeno príncipe.
No mundo, a revista Bula listou entre os 10 livros literários mais vendidos em todos os tempos são: Dom Quixote, O Conde de Monte Cristo, Um Conto de Duas Cidades, O Pequeno Príncipe, O Senhor dos Anéis, Harry Potter e a Pedra Filosofal, O Caso dos Dez Negrinhos, O Sonho da Câmara Vermelha, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa e Ela, a Feiticeira.
Curiosidade – Na Idade Média, os livros eram feitos a mão e produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para escrever os textos. Por isso, um livro pequeno levava meses para ficar pronto. Atualmente, existem ferramentas que possibilitam download de livros digitais. Há quem diga que os livros irão acabar com a Era Digital, porém ainda existem muitas pessoas que preferem ter suas coleções de livros nas prateleiras. Levantamentos do mercado editorial brasileiro mostram o crescimento da venda de livros ano após ano.
Comunicação Institucional
