
“Esquecer é uma necessidade.
A vida é uma lousa, em que o destino,
para escrever um novo caso,
precisa de apagar o caso escrito.”
Machado de Assis
Novo mês, novo assunto: oração.
No mês passado, vimos apenas palavras isoladas, cujo contexto de ocorrência pouco importa para a construção do significado.
Neste mês, vamos tratar de oração que, no âmbito dos estudos de linguagem, significa um enunciado de sentido completo em que há pelo menos um verbo conjugado, ou uma forma verbal, conforme já se falou aqui.
Vamos tratar do relacionamento entre as orações, o que configura um período, em que pode haver coordenação ou subordinação, conforme também já se falou aqui e aqui.
Que tal um exercício?
No texto abaixo, quantas orações há? Qual é o sujeito de cada forma verbal?
Queremos saber qual foi a maior loucura que você já fez por amor. Uma data cheia de significados como o Dia dos Namorados pode terminar com uma surpresa. Entre os dias 3 a 8 de junho, a SGP receberá a sua história, contada em até cinco linhas, pelo e-mail seged@cnj.jus.br.
Disponibilizaremos as histórias, sem dizer de quem é a autoria, para que todos votem e escolham a “Loucura de Amor” vencedora. A votação será feita nos dias 9 e 10/6, na intranet do CNJ. O ganhador será quem obtiver maior quantidade de votos.
Tem alguma pergunta sobre esse assunto? Mande-a para dicasdeportugues@cnj.jus.br.
E aguarde: em comemoração aos 10 anos do CNJ, vem aí uma surpresa!
Uns dias azuis!
Carmem Menezes
Revisora de Texto da Secretaria de Comunicação Social
