
No dia 14 de junho, foi realizada em Brasília a 12ª ultramaratona Volta do Lago, nas distâncias de 100 km (Equipes e Individual) e 60 km Individuais, em percurso aberto e compartilhado com veículos nas vias que circundam o lago Paranoá. A edição contou com aproximadamente 32 inscritos na categoria solo para os 100 km e 28 para os 60 km, entre homens e mulheres. A medalha de 2ª colocada, na categoria solo de 60 km, foi garantida pela colega Eva Matos, chefe da Seção de Educação Corporativa (Seduc), que concluiu seu percurso com a duração de 6h30.
Questionada sobre como concilia sua rotina de treinos com o trabalho, Eva afirma que “durante a semana meus treinos são curtos e acontecem normalmente pela manhã. Já nos finais de semana, a depender da prova, os treinos podem levar em média 3h30 de corrida, por exemplo”, conta a maratonista. De acordo com ela, sua “vida esportiva” teve início na infância e perdurou até a adolescência incluindo a prática de artes marciais, voleibol e yôga. Porém, somente há quatro anos a servidora voltou a praticar esportes. “Voltei a praticar esporte em 2011, quando dei início às corridas, o que faço até hoje. Recentemente incluí a natação e agora estou em fase de adaptação no ciclismo”, afirma Eva.
Quem se beneficia da prática regular de esportes defende que, além de proporcionar uma sensação de bem-estar e boa saúde, a prática de qualquer atividade física garante melhorias em outros aspectos como social, físico, mental, entre outros. Eva afirma que os benefícios podem ser vistos na melhoria da saúde física e no controle do peso, no aumento da disposição para demais atividades, na melhoria de humor, no incentivo ao convívio social e na redução de risco de problemas como depressão. Além disso, a servidora conta que o esporte muda seu desempenho no trabalho. “Nos dias em que pratico atividade física antes de vir para o CNJ são dias, em regra, mais produtivos. Os dias em que não pratico, normalmente se arrastam, tenho dificuldade de concentração e até mesmo irritabilidade”.
A colega ainda afirma que o esporte é capaz de promover interação social. “No esporte fiz grandes amigos. A prova da Volta do Lago demonstrou bem isso. Tive dois amigos dando suporte de bicicleta, cinco que correram percursos comigo e mais três no suporte de carro. Todos eles eu conheci correndo”, comenta Eva. Ela conclui dizendo que também teve oportunidade de ampliar sua rede de amizade por outras cidades (Fortaleza, Vitória, São Luís, Salvador, Rio de Janeiro, Passo Fundo e São Paulo) e até mesmo de outro país, a Argentina.
Para quem pretende iniciar a prática de esportes, Eva sustenta que “o começo pode ser um pouco penoso até o corpo se adaptar a rotina, mas os ganhos são um resultado certo”. Aos que gostariam de participar de maratonas, a servidora deixa a dica “adianto que é necessário muito treino, disciplina, cuidado com a alimentação e, o mais importante, preparo mental para suportar o cansaço”.
O importante para inserir o esporte na rotina diária é escolher a atividade mais prazerosa e adequada ao seu estilo para garantir a saúde e o bem-estar!
Paulline Garcia
Comunicação Interna
