
Dizem que o Brasil é o país do futebol. Aonde quer que se vá, sempre haverá um espaço para traves, uma bola e ao menos dois times para jogar uma “pelada”. Cesar Augusto Maia Arevalo, da Secretaria de Comunicação Social, é aluno desde 2011 da Escola de Goleiros Sociedade do Gol e compartilha com a gente como aprimorou suas técnicas de goleiro e suas experiências.
Cesar começa o bate-papo dizendo que “todo goleiro vai ao gol porque não tem habilidade com os pés, e comigo não foi diferente”. Mas, segundo ele, o que chamava atenção era sua altura, então sempre era escolhido para ir para o gol. “Assim nasceu essa paixão de ser goleiro”, conta. Como pretendia aprimorar a técnica, fez uma pesquisa na internet até encontrar uma escola em Brasília. Entrou em contato com o professor Abrahão Mendes, que já passou por vários clubes da categoria de base de Brasília e São Paulo como goleiro e treinador, e agendou uma aula experimental. “Até hoje estou lá”, revela o colega.
A escola é direcionada para aqueles que têm interesse em aprender e aprimorar técnicas como goleiro. “O projeto oferece treinamento de base e aprimoramento, envolve atividades saudáveis, proporciona a socialização no intuito de desenvolver valores, resgata a autoestima e promove a inclusão”, diz ele.
Além disso, Cesar afirma que a prática esportiva beneficia a saúde e proporciona melhor disposição na execução de tarefas do dia a dia, “o esporte desenvolve habilidades como disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe. Melhora a minha autoestima, combate a indisposição, ansiedade, controla o peso e até mesmo melhora a memória”.
Os treinos são realizados em um campo de futebol localizado atrás da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) no final da L2 Sul (SGAS 616, Lote 115), e ocasionalmente, também acontecem na areia do Parque da Cidade. O projeto envolve crianças, adolescentes e adultos de todas as idades e sexo. No momento, a Escola conta com uma turma de rapazes entre 18 e 45 anos de idade. Para os que ficaram interessados, maiores informações e contatos estão no Portal da Escola.
Gostaria de compartilhar seu estilo de vida na Intranet? Mande e-mail para g-intranet.cnj@cnj.jus.br.
Paulline Garcia
Comunicação Interna
