Servidores e colaboradores iniciam treinamento sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Foto: Gilmar Ferreira/Agência CNJ.
Um sistema virtual de tramitação de documentos administrativos mais ágil e seguro. Essa é a proposta da nova ferramenta que começa a funcionar a partir do dia 3 de agosto: o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que irá substituir o atual SIGA-DOC. Durante esta semana, servidores e colaboradores, indicados como “Agentes SEI” por suas unidades, participarão de turmas sobre o novo sistema. Eles atuarão como multiplicadores dentro das suas áreas.
Ontem (20/7), a primeira turma iniciou, com sucesso, a nova empreitada. O curso foi aberto pelo servidor Felipe Cesar Araújo da Silva, do Departamento de Gestão Estratégica (DGE), que faz parte do grupo de implantação do SEI no CNJ e é um dos responsáveis por ministrar o curso.
Felipe recebeu os participantes dizendo que o papel deles, como “Agentes SEI”, é retornar para suas unidades e repassar esse conhecimento adquirido para os demais colegas. Ele ainda completou dizendo: “tenham hoje a mente aberta para aceitar as novidades que o SEI pode trazer para nós, porque é um sistema diferente daquele que a gente já conhece, o SIGA-DOC”.
Segundo ele, existem procedimentos feitos no SIGA-DOC que não serão possíveis no novo sistema, mas “encontraremos outras formas de fazer, e certamente, de uma maneira melhor”, concluiu Felipe, antecipando curiosidades sobre o novo sistema.
Para o ministrante do curso, entre as diversas mudanças e melhorias que o novo sistema apresenta, podemos citar que o SEI trabalha com documentos mais leves, tornando o sistema, em geral, mais rápido. Além disso, podem ser inseridos arquivos em diversas extensões, como PDF, DOC, XLS, PPT, imagens e vídeos. Porém, somente documentos gerados no próprio sistema podem ser assinados pelo usuário. Felipe sustenta que o SEI também permite visualizar estatísticas dos processos que tramitaram pela unidade e, ainda, permite o envio de e-mails diretamente pelo sistema, com a inclusão automática do e-mail no processo correspondente.
Durante o primeiro dia de treinamento, os “Agentes SEI” tiveram contato com o novo sistema, por meio de login e senha. Depois de apresentadas as estruturas do SEI, eles também fizeram algumas operações básicas. Para Nathalia Freitas Loureiro, do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), seu objetivo maior é ter acesso às principais funcionalidades do sistema, para uma melhor tramitação de expedientes internos. Entusiasmada, ela acredita que o novo sistema pode “melhorar a dinâmica de trabalho, trazendo celeridade às decisões administrativas do órgão”.
A servidora Amanda Cortes Gomes, da Seção de Auditoria Interna, também expôs suas expectativas: “Espero que o novo sistema possa sanar as deficiências do SIGA-DOC, tornando o trabalho mais simples e eficiente”.
O treinamento continua com a próxima turma hoje, a partir de 15 horas, no Plenário da 514 Norte. Ao todo, serão 10 turmas, cada uma com 17 vagas. As aulas acontecerão das 15h às 18h, no plenário do edifício da 514 Norte.
Dúvidas sobre o novo sistema? Clique aqui para ter acesso a mais informações.
Paulline Garcia
Comunicação Interna
