Em uma tradução livre, podemos dizer que Aikidô significa “caminho da harmonização das energias”, conta Pedro Godoy, da Coordenadoria de Autuação, Protocolo e Digitalização. Ele afirma que a luta é uma defesa pessoal que não permite competições e se mantém dessa forma até a atualidade. O Aikidô é uma arte marcial japonesa, relativamente moderna, desenvolvida por Morihei Ueshiba, em meados da década de 1940. “O termo Aikidô é composto por três caracteres kanji: Ai: harmonia; Ki: energia; Do: caminho.
Alongamento e aquecimento para evitar lesões fazem parte do treino de Aikidô, que, geralmente, é realizado em duplas que se alternam no decorrer das aulas. De acordo com Pedro, os movimentos da luta incluem “imobilizações com torção nas articulações e projeções, mas tudo realizado de maneira colaborativa e não competitiva”. Também utiliza-se bastão de madeira, de aproximadamente 1 metro de altura. “O bastão é chamado de ‘Jo’ e a espada de madeira é chamada de ‘Boken’”, afirma o servidor.
Praticante de artes maciais desde os 15 anos, Pedro conta que começou a lutar Aikidô como faixa branca, primeira graduação, em julho de 1999. Em 2009, depois de algumas avaliações de graduação, ele afirma ter atingido a faixa preta. Sobre o tempo necessário para atingir a última faixa, ele afirma que não há um prazo certo pra isso, “na verdade vai depender muito do desempenho do praticante. Hoje (29/7/2015), comemoro 16 anos de Aikidô. Obtenho, atualmente, o 2º Dan, a segunda graduação depois da preta”.
De acordo com o servidor, a prática da luta auxilia de diversas maneiras em seu desempenho no CNJ. “O Aikidô ensina a ser mais calmo, ter disciplina e a respeitar o ritmo e as limitações de cada pessoa. Assim, me ajuda a desenvolver habilidades essenciais, como a cooperação para manter um ambiente harmônico no trabalho, de maneira colaborativa e não competitiva”, conta Pedro. Além disso, o esporte traz benefícios para a saúde, elemento fundamental para a prática de qualquer outra atividade. Ele completa dizendo que “o Aikidô me faz uma pessoa melhor e mais forte para enfrentar as dificuldades encaradas no dia a dia”.
Por fim, Pedro dá dica para quem gosta de se exercitar e quer desenvolver técnicas de defesa pessoal: “o Aikidô proporciona ao praticante um aprendizado progressivo e contínuo, com movimentos eficientes que respeitam o ritmo e as limitações de cada um, sendo indicado para todas as idades”. O servidor aproveita a oportunidade para convidar aqueles interessados a participarem de aulas experimentais no Clube dos Previdenciários, localizado na 712/912 sul, toda terças e quintas, às 19h30, e sábados às 9h30. Ele termina dizendo que: “É importante ter maturidade marcial durante todo o caminho percorrido, com disciplina e dedicação, até conquistar a desejada faixa preta!”
Paulline Garcia
Comunicação Interna
