Grupo de colaboradores do CNJ se reúne duas vezes por semana ao ar livre para discutir e planejar o trabalho
Se você passa pelos blocos A ou B da Sede 514 Norte no período da tarde, possivelmente já observou um grupo de colaboradores que se reúne no pátio entre os dois blocos. Curiosos com a iniciativa, fomos investigar e veja o que descobrimos!
Grupo reunido em frente ao Bloco A. Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ de Notícias
Os colegas são todos do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTI) e trabalham no desenvolvimento da nova versão do Processo Judicial Eletrônico (PJe 2.0). A reunião com tom informal acontece às segundas e quintas-feiras e não costuma levar mais de 30 minutos. O intuito do encontro rápido, segundo Marcelo de Campos, analista judiciário do CNJ e chefe da Seção de Gestão Negocial do Processo Judicial Eletrônico (SGES), é trazer celeridade e dinâmica ao processo de desenvolvimento da plataforma.
“Nas reuniões, conseguimos identificar falhas no sistema que individualmente não notaríamos e também apontar sugestões de melhorias para o trabalho em equipe que realizamos”, complementou Marcelo. Segundo ele, os encontros foram inspirados na metodologia SCRUM, que consiste em facilitar a gestão e o planejamento de projetos de software. Ainda de acordo com o gestor, realizar as conversas no ambiente externo e não na sala de trabalho tem como propósito aumentar o foco dos participantes. Outro recurso da reunião é manter os participantes de pé, e não sentados. “Dessa forma, todos se colocam de maneira mais objetiva. Se estivéssemos sentados no ambiente convencional, essas zonas de conforto fariam que todo o processo fosse mais lento e menos focado”.
Os encontros acontecem há aproximadamente três meses e, na opinião dos 16 participantes, têm trazido bons resultados. “Já conseguimos melhorar processos nessas reuniões e sou a favor da continuação dessa boa prática”, confirma Rodrigo Mendes, técnico judiciário que gere a equipe de desenvolvedores do PJe.
A transparência e o diálogo ficam evidentes no período da reunião, o que promove um clima de coleguismo e cordialidade. Iniciativas como essa colaboram para um melhor ambiente de trabalho.
Inspire-se e renove suas ideias!
Jônathas Seixas
Comunicação Interna
