Uso de artigo antes do nome dos estados

Como é, como se faz

Continuando nossa jornada pelo mundo das palavras, nesta semana vamos tratar de um assunto capturado de conversas pelo CNJ, ou seja, uma dúvida da vida real. Se você tem a sua dúvida, pode enviá-la para dicasdeportugues@cnj.jus.br. Fique à vontade!

A questão é: o certo é dizer “eu venho de Goiás” ou “eu venho do Goiás”?

Segundo a literatura da área, não há uma regra definida, mas apenas usos consagrados e reconhecidos, que norteiam o emprego de artigo antes do nome dos estados. Assim, ocorrem com artigo: o Acre, o Amapá, o Amazonas, a Bahia, o Ceará, o Espírito Santo, o Maranhão, o Pará, a Paraíba, o Paraná, o Piauí, o Rio de Janeiro, o Rio Grande do Norte, o Rio Grande do Sul, o Tocantins. Também use artigo com o nome do Distrito Federal. E ocorrem sem artigo: Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Então, o correto é “eu venho de Goiás, viajarei para Goiás, moro em Goiás”.

Da mesma forma, os nomes das cidades também são precedidos, ou não, de artigos a depender do uso consagrado, sendo que o mais frequente é a ausência do artigo. E, igualmente, o nome dos países.

Dúvida capturada, dúvida elucidada.

Na intranet, temos uma grande novidade: novas publicações das dicas de português em forma de livretos em pdf. Foram publicados os livretos referentes a 2014 e 2015. Não deixe de conferir!

Uma semana na paz!

Carmem Menezes

Revisora de Texto da Secretaria de Comunicação Social