Pegue a sua cartilha de combate ao Bullying

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Pegue a sua cartilha de combate ao Bullying

Aprenda a identificar para prevenir e erradicar esse terrível fenômeno social. 

Hoje, 20/10, é o Dia Mundial de combate ao Bullying. Você sabia que o CNJ tem um material próprio sobre esse fenômeno social? A cartilha, que faz parte do projeto Justiça nas Escolas, esclarece o conceito de bullying, além de tipificar as diversas formas de ele acontecer.

O bullying é um termo ainda pouco conhecido do grande público. De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas. Tais comportamentos não apresentam motivações específicas ou justificáveis. 

De acordo com o material, estudos revelam um pequeno predomínio dos meninos sobre as meninas. No entanto, por serem mais agressivos e utilizarem a força física, as atitudes dos meninos são mais visíveis. Já as meninas costumam praticar bullying mais na base de intrigas, fofocas e isolamento das colegas. Essas práticas podem, por isso, passar despercebidas, tanto na escola quanto no ambiente doméstico.

Peça já um exemplar para saber como ajudar crianças que podem estar sofrendo ou até mesmo praticando esse fenômeno social, sem saber! As cartilhas estão disponíveis na Secretaria de Comunicação Social do CNJ e também no portal por meio deste link.

 

Kena Kelly Melo – 4641

Seção de Comunicação Institucional