#VocêNaIntranet: boas práticas socioambientais

  • Post category:Notícias
You are currently viewing #VocêNaIntranet: boas práticas socioambientais

 

Compartilhe a ideia de ser amigo do meio ambiente com a hashtag #amominhacaneca

O CNJ tem buscado a cada dia uma gestão mais transparente, responsável e que se ocupa de questões socioambientais. Prova disso é que, desde julho, existe uma Comissão Gestora formada por áreas diversas do Conselho, que tem trabalhado para implantar o Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ), previsto na Resolução CNJ n. 201, de 03/03/2015. O documento suportará várias ações que visam melhorar as relações do Conselho Nacional de Justiça com o meio ambiente em diversas frentes de atuação.

Focados nessa temática, vários departamentos e seções do órgão já buscam uma prática de trabalho que colabora com o planeta Terra. Confira alguns exemplos que separamos para você!

Colegas Mirtes e Saulo da SOF. Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ de Notícias

Os colegas da Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF), mais especificamente os da Seção de Contabilidade (SECOB), evitam ao máximo o uso de copos descartáveis e praticamente toda a equipe traz sua caneca ou garrafinha de casa, além de manter outras boas práticas. “A iniciativa começou de forma mais individual. Eu mesmo sempre tive essa prática, desde a época da faculdade, e só mantive o costume no ambiente de trabalho. Acabou virando um hábito”, afirmou Saulo Serpa.  A colega Mirtes de Lima, da mesma equipe, contou algumas práticas que mantém em casa: “Separo o lixo reciclável do normal há uns dois anos mais ou menos, e de uns dois meses para cá busco aproveitar a última água da máquina para lavar o chão de casa, o banheiro e a área de serviço, por exemplo.”

Equipe animada do DGE. Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ de Notícias

A equipe do Departamento de Gestão Estratégica (DGE) também se mobiliza pró-sustentabilidade em diversas frentes; veja só: “Aqui já há algum tempo mantemos algumas práticas de economia de recursos. Na questão da impressão de papéis, temos buscado reduzir desde o ano passado, e até para eventos, sempre avaliamos a real necessidade de imprimir alguns materiais”, informou Gabriela Teixeira. Como muitas pessoas do departamento fazem parte da comissão que organiza o PLS, essa questão fica sempre na memória, confirmaram outros colegas do DGE. “A fiscalização amiga aqui é constante para não esquecermos os computadores ligados de um dia para o outro e também para usarmos garrafas, copos e canecas que trazemos de casa”, completou Gabriela. A Karina Salles, chefe da seção, também já se disponibilizou a doar garrafas de vidro que utiliza em casa para que os colegas adotem uma prática que tanto valorize a saúde de cada um, lembrando da necessidade de beber água, quanto fortaleça boas práticas socioambientais, economizando no uso de material descartável.

Colegas Camila e Tiago da SEEDI. Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ de Notícias

Os colegas Tiago Caldeira e Camila Neves, da Seção de Elaboração de Editais (SEEDI), também sempre valorizam atitudes que contribuem para o meio ambiente. “Basicamente evitamos usar copos plásticos e, para isso, compramos garrafas térmicas que os substituem”, afirmou Tiago.

Gostou da ideia? Poste uma foto com sua caneca ou copo e utilize a hashtag #amominhacaneca. Sua foto poderá ser publicada no perfil oficial do CNJ no Instagram. Mobilize sua equipe e participe!

 

Jônathas Seixas – 5474

Seção de Comunicação Institucional