REGULAMENTO DO DESAFIO CNJ SAUDÁVEL 2016
1. Do objetivo do projeto
O projeto “Desafio CNJ Saudável” faz parte do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do CNJ e visa promover uma maior integração entre os servidores e colaboradores de todas as unidades do Conselho, o que pode proporcionar um clima organizacional mais favorável. Este saudável desafio visa estimular a melhoria na qualidade de vida por meio do incentivo à realização de atividades físicas e de alimentação equilibrada, bem como à busca do peso saudável e da melhoria na satisfação corporal.
2. Da inscrição
Cada equipe deverá preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail: qvt@cnj.jus.br no período de 31 de março a 8 de abril de 2016.
Após o encerramento deste período, não serão aceitas novas inscrições.
A participação no programa é condicionada ao pagamento de taxa de R$20,00 por equipe e preenchimento da ficha de inscrição dentro do prazo regulamentar.
3. Da participação no programa
Poderão participar todos os colaboradores do CNJ: Conselheiros, magistrados, servidores efetivos, requisitados, terceirizados, estagiários e reeducandos.
Poderão se inscrever grupos de 3 a 15 participantes, preferencialmente mistos com homens e mulheres, podendo ser composto por pessoas de unidades diferentes do CNJ.
A equipe deverá indicar um “nome de equipe” e um “capitão”.
Ao se inscrever, o (a) participante poderá indicar um nickname pelo qual será conhecido (a) ao longo do programa. A escolha do nickname visa preservar o sigilo do participante. Caso o participante não escolha um, o comitê organizador o (a) identificará alfanumericamente.
Todos os participantes, ao se inscreverem autorizam a divulgação de seu nickname na mídia interna do CNJ, bem como do nome da equipe.
O capitão da equipe será o responsável pela organização e pela apresentação do “projeto de equipe” ao comitê organizador. Este “projeto de equipe” conterá a intenção de atividades, controle alimentar e outras ações que a equipe planejar executar.
Obs.: as pessoas que não conseguirem se agrupar, poderão, excepcionalmente, encaminhar para o e-mail qvt@cnj.jus.br sua ficha de inscrição avulsa. No final do período de inscrições, essas pessoas serão agrupadas pelo comitê organizador.
4. Das pesagens e aferições de medidas
Todos os participantes passarão por 3 baterias com 6 tipos de medições, a saber:
· Bioimpedância: massa corporal total (peso), gordura relativa (%) e percentual de massa magra (ou massa muscular) e
· Medidas com o uso da fita métrica: circunferências da cintura, abdômen e quadril.
Os participantes serão avaliados por profissionais do mesmo sexo, preferencialmente, colaboradores do CNJ que, por conseguinte, ficarão responsáveis pela classificação dos participantes.
Serão atribuídos “pesos” para cada medida no intuito de diferenciar as alterações antropométricas e da composição corporal ao longo do projeto.
Todos os resultados positivos serão pontuados. Os resultados negativos ou neutros não serão pontuados e nem penalizados.
Cada participante e equipe terá uma ficha de avaliação e acompanhamento.
Ao longo do DESAFIO CNJ SAUDÁVEL, será dedicada uma semana para a realização de cada uma das 3 baterias de medições.
· 1ª bateria de medições: 11 a 15 de abril
· 2ª bateria de medições: 16 a 20 de maio
· 3ª bateria de medições: 20 a 24 de junho
Nestes períodos, os colaboradores responsáveis pelas medições estarão nas dependências do CNJ, de acordo com um calendário divulgado previamente e elaborado após o período de inscrições.
Para fins de classificação e premiação, a primeira pesagem válida não poderá ser anterior ao dia 11 de abril e a última pesagem deverá ocorrer até o dia 24 de junho de 2016.
Todos os participantes deverão realizar as medições previamente acordadas e só serão válidas as pesagens realizadas pelos colaboradores do CNJ, nos dias e horários estabelecidos e divulgados.
Visando minimizar falhas metodológicas, os participantes receberão recomendações e restrições antes da medição. Ressalta-se que não é obrigatório que o participante as siga.
O Desafio CNJ Saudável busca uma participação espontânea, assim não haverá constrangimento ou exposição durante as sessões de medições, não sendo necessário vestimentas diferentes das utilizadas no trabalho para realizá-las.
Para o cálculo dos “pesos”, que cada parâmetro terá na pontuação do resultado individual, estão sendo consideradas premissas fisiológicas como nível de dificuldade quanto ao aumento de massa muscular e a sensibilidade das medidas de circunferências corporais centrais para detectar redução de gordura. Dessa forma, redução do percentual de gordura, aumento do percentual de massa muscular e redução das circunferências da cintura, abdômen e quadril, serão pontuados, para homens e mulheres, da seguinte forma:
|
Parâmetros |
Peso |
|
Redução da circunferência da cintura |
1,5 |
|
Redução da circunferência abdominal |
2,0 |
|
Redução da circunferência do quadril |
1,5 |
|
Aumento do % de massa muscular |
3,5 |
|
Redução do % de gordura |
1,5 |
Quando o objetivo de cada medida não for alcançado ou permanecer inalterado, tais como: aumento da circunferência (o objetivo é diminuir), redução do % de massa muscular (o objetivo é aumentar) e aumento do % de gordura (o objetivo é diminuir), tais medidas não serão consideradas para os cálculos (na coluna “Resultados” da tabela de anotação das medidas, estes resultados estarão zerados). O resultado coletivo levará em consideração o quantitativo de mulheres e homens pertencentes a cada equipe, bem como a média ponderada das alterações obtidas pelos participantes nos parâmetros avaliados.
Os modelos de tabela de anotação das medidas estão no Anexo deste documento e estão preenchidas para ilustrar as marcações.
5. Da divulgação dos resultados do programa
Não serão divulgadas, sem autorização, as medições iniciais e finais de cada participante, somente a diferença entre elas.
Ao longo do programa, nas 2ª e 3ª medições, será divulgado o ranking classificatório dos participantes e das equipes, utilizando seus nicknames (ou a identificação alfanumérica, caso o participante não tenha escolhido um nickname), bem como o das equipes, não sendo divulgadas as medições inicias e parciais, somente a variação entre elas.
Ao final do programa, serão divulgados, na mídia interna do CNJ, considerando resultados por equipes e pelo conjunto de participantes, o total de: peso, percentual de gordura, medidas de cintura, abdômen e quadril diminuídos e massa magra aumentada.
6. Da classificação e premiação
Os colaboradores responsáveis pelas medições farão a classificação dos participantes.
Serão premiados:
· A equipe com melhor resultado no ranking;
· 1º colocado individual masculino;
· 1ª colocada individual feminino;
· 2º colocado individual masculino;
· 2ª colocada individual feminino;
· 3º colocado individual masculino;
· 3º colocado individual feminino.
A equipe vencedora ganhará um prêmio no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais). Os 1º, 2º e 3º colocados individuais, masculino e feminino, também receberão prêmios.
O encerramento e entrega dos prêmios do DESAFIO CNJ SAUDÁVEL ocorrerão no dia 1º de julho de 2016, com a revelação e congratulação dos ganhadores.
7. Dos critérios de desempate
Durante o DESAFIO CNJ SAUDÁVEL, serão desenvolvidas ações diferenciadas para estimular os participantes a seguirem no desafio e alcançarem suas metas. Essas ações servirão como critérios de desempate entre as equipes e os participantes. Ressalta-se que critérios de desempate somente serão utilizados, caso necessário ao final do Desafio, ou seja, após a 3ª medição.
8. Das disposições finais
Os participantes do Comitê Organizador estarão aptos a participarem do DESAFIO CNJ SAUDÁVEL, com exceção dos colaboradores responsáveis pelas medições.
A participação no DESAFIO CNJ SAUDÁVEL implica o conhecimento e a aceitação, pelo participante, de todos os critérios, sendo desclassificados os que não atenderem as regras estabelecidas.
Os casos omissos deste Regulamento ou do Projeto DESAFIO CNJ SAUDÁVEL serão resolvidos pelo Comitê Organizador.
Eventuais esclarecimentos poderão ser solicitados por meio dos ramais 5134/5093/5105 ou pelo e-mail qvt@cnj.jus.br.
Brasília, 31 de março de 2016
Comitê Organizador
