Foi o que disse o Diretor do DTI Lúcio Melre sobre a oficina de capacitação para líderes do CNJ.
Equipe em treinamento. Foto: Luiz Silveira
Na última quinta e sexta-feira (23 e 24/11), os líderes e gestores do Conselho Nacional de Justiça tiveram a oportunidade de participar da Oficina de Competências Gerenciais. O evento que se dividiu em duas turmas promoveu capacitação nas áreas: do autoconhecimento e seus benefícios no dia a dia da liderança, da comunicação eficaz, da aprendizagem contínua, da orientação e desenvolvimento de pessoas e da equipe de trabalho.
A instrutora da oficina, profa. dra. Maria Júlia Pantoja, doutora em Psicologia Organizacional do Trabalho e professora da Universidade de Brasília hoje cedida como assessora especial do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), afirmou que “[…] o CNJ está de parabéns. A temática gerencial é hoje uma questão central na administração pública brasileira. […] Eu percebi muito interesse por parte dos participantes, muita sintonia. Acho que, de alguma maneira, eles percebem que essas temáticas estão presentes no cotidiano gerencial deles, e essa era a nossa expectativa”.
Veja também os depoimentos de alguns líderes presentes na capacitação:
Júnior (SG) e Fabiana (DGE). Fotos: Gláucio Dettmar
José Rocha Júnior, Assessor-Chefe do Gabinete da Secretaria-Geral
“É extremamente importante o gestor estar em contato com as demais unidades, com os demais gestores, para ter uma visão mais diversificada, mais ampla do todo que é o Conselho Nacional de Justiça, e não somente ficar restrito à nossa unidade. Enriquece muito ao gestor ter essa oportunidade, como também naturalmente isso vai enriquecer a unidade em si, porque vou levar novos conhecimentos e novas orientações. Acho extremamente importante, e tem de perdurar sempre em todas as gestões, em todos os momentos no Conselho Nacional de Justiça, ainda mais por ser um órgão que está em constante mudança de gestão. O conhecimento tem de ficar correndo cotidianamente! […] São conhecimentos novos; então temos de interagir sempre entre as unidades que é o que vai facilitar a comunicação”.
Fabiana Gomes, Diretora do Departamento de Gestão Estratégica
“Acho muito importante esse tipo de curso, porque acabamos refletindo um pouco sobre o que nós fazemos no dia a dia, como isso vai impactar no desempenho da equipe e também no meu desempenho. O CNJ ganha porque eu acredito que os líderes começam a buscar atingir os objetivos do CNJ: melhoria na prestação jurisdicional, melhoria nos modelos de gestão interna do Conselho e também atingindo a missão do Conselho Nacional de Justiça. Eu acho que esse é o ganho maior dos líderes capacitados: compreender melhor seus objetivos para atingir o objetivo da organização!”.
Melre (DTI) e Raquel (SGP). Fotos: Gil Ferreira
Lúcio Melre, Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação
“Achei muito importante – como foi colocado pela Raquel (SGP) no início do curso – que esse treinamento não é só para as pessoas que já são gestoras hoje: é um treinamento para aqueles que substituem e também para aqueles que têm potencial. Hoje estou à frente do departamento de TI, todo treinamento como esse é extremamente importante porque se reveem conceitos, se aprendem coisas novas. Essa interação com os colegas de outras áreas também faz que a gente enriqueça e aprenda um pouco mais sobre tudo. Uma organização se faz com pessoas: então, quando há pessoas motivadas (e eu acho que uma forma de provocar motivação nos servidores é capacitar, é treinar, é permitir que ele participe desses cursos etc.), a instituição acaba cumprindo o seu papel: atingindo as metas que são estabelecidas. Um treinamento como esse faz que todos nós saiamos daqui mais felizes e querendo trabalhar melhor. E, à medida que trabalhamos melhor, atingimos os objetivos que o CNJ estabelece”.
Raquel Cunha, Secretária de Gestão de Pessoas
“Os gestores têm que estar sempre preocupados com a sua equipe; tentar entender as diferenças de cada pessoa e o que motiva a cada um para que haja um desempenho de excelência. Pelo fato de sermos poucos, conhecemos muito bem a realidade das equipes. A SGP sabe das dificuldades dos gestores que hoje tem uma equipe de trabalho pequena com muitas atribuições. O gestor pode então, por meio da capacitação, ter mais ferramentas gerenciais para poder melhorar o desempenho da equipe e motivá-la, ao mesmo tempo em que cria um ambiente de qualidade e um clima favorável a um bom desempenho”.
Jônathas Seixas – 5474
Seção de Comunicação Institucional
