
Evento que recebeu mais de 170 inscrições reuniu gestores de pessoas de órgãos da Justiça de todo o País.
Foto: Gláucio Dettmar/Agência CNJ
O Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário reuniu gestores de pessoas de tribunais de todos os estados e ramos da Justiça em Brasília na última quinta-feira.
O evento foi organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e criou um canal de interlocução entre as áreas de gestão de pessoas do Poder Judiciário em um amplo debate sobre a Portaria nº 240/2016 do CNJ. Essa portaria instituiu a Política Nacional de Gestão de Pessoas do Poder Judiciário que estabelece, entre seus objetivos, princípios e diretrizes de gestão de pessoas e organização do trabalho.
A Política Nacional de Gestão de Pessoas também tem que instituir mecanismos de governança para assegurar a aplicação da própria política e o acompanhamento de seus resultados, bem como o desempenho da gestão de pessoas.
Presente ao evento, a secretária de Gestão de Pessoas do CNJ, Aline Ribeiro Mendonça, destacou a importância do encontro em possibilitar a troca de experiência entre gestores de pessoas dos órgãos do Judiciário. “Observamos que os tribunais ficaram satisfeitos em ter esse espaço para o compartilhamento de experiências. Foi um encontro com uma possibilidade rica de troca”, comentou.
O chefe da Seção de Seleção e Gestão de Desempenho do CNJ, Mário de Oliveira, disse que os debates trataram de questões do dia a dia dos gestores, com apresentação de dificuldades, desafios, avanços e experiências considerando as finalidades traçadas pela Política Nacional.
Já a técnica judiciária do CNJ, Eduarda Trigueiro, disse que ao longo do encontro, os gestores de pessoas buscaram, por meio do compartilhamento de experiência, soluções para os desafios relacionados à Política e à realidade nos tribunais: “Um dos temas tratados foi, por exemplo, a implantação do programa de qualidade de vida no trabalho.”
Além de gestores de pessoas dos tribunais e conselhos do Poder Executivo, o Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário reuniu conselheiros do CNJ, desembargadores e juízes que acompanham os temas vinculados à Política Nacional de Gestão de Pessoas do Poder Judiciário. O evento recebeu inscrições de mais de 170 pessoas.
Luciana Otoni
Seção de Comunicação Institucional
Ramal 5474
