O feedback é uma das ferramentas mais poderosas para desenvolver em equipe o que temos nas empresas. Nós aprendemos mais com nossos erros, pois eles nos dão experiência e informações para melhorar em certa área. Entretanto, pelo mesmo motivo, passamos mais tempo pensando no erro do que na forma em como poderíamos transformá-los em objetivos a corrigir.
Ao errar várias vezes, devemos traçar um plano e comparar com o que conseguimos para saber se estamos ou não nos aproximando do que desejamos alcançar. Por isso, temos sistema de feedback.
Dar feedback é algo importante que podemos fazer como líderes, assim, ajudamos alguém a se desenvolver. Também é uma tarefa difícil porque, infelizmente, isso pode ser visto como uma crítica e, afinal, quem gosta de ser criticado?
Primeiramente, devemos enxergar o feedback como algo construtivo, feito de forma bem-intencionada, que vai ajudar a todos e trazer vários benefícios.
O feedback é bem simples: temos de apontar o contexto, exemplificar o comportamento observado e explicar o impacto que esse comportamento teve na empresa. Não podemos nos esquecer das sugestões que gostaríamos de ver em cena.
Vamos imaginar o dia a dia de uma empresa, em que chefes e funcionários terão uma reunião importante. No dia marcado, um dos funcionários infelizmente se atrasa por problemas pessoais e, por isso, os envolvidos não conseguem completar a meta e precisam marcar uma outra reunião. Na próxima tentativa, o mesmo funcionário se atrasa novamente, fazendo outra vez que a reunião se adie. Ao invés de criticar e humilhá-lo na frente dos outros, os chefes apenas dizem a ele, em particular: “Nas duas reuniões você chegou atrasado e não conseguimos finalizar no horário. Você poderia chegar na hora a partir de hoje, por favor?”.
Um feedback negativo sem nenhuma recomendação provoca frustração e desmotivar um funcionário que geralmente só precisa de paciência e orientação. Precisamos usar nossa empatia para colocar-nos no lugar do outro e entender como ele está recebendo a mensagem.
E caso acontece de sermos nós que recebemos o feedback, devemos procurar não discutir ou rebater rapidamente. Se a pessoa está investindo seu tempo em nos ajudar, é porque se preocupa conosco. Temos de escutar, entender a perspectiva da pessoa e refletir. Mais tarde, podemos voltar a conversar sobre o assunto, mas apenas depois de compreender.
Fonte: Portal Carreira & Sucesso
